Procurador da Unilab se reúne com dirigentes da CPLP para discutir implantação da RIPES
O chefe da Procuradoria da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), Silton Batista Lima Bezerra, participou de reunião com dirigentes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Lisboa, nos dias 26, 27 e 28 de setembro. Um dos objetivos da missão a Portugal foi a articulação junto à CPLP do projeto para a constituição de uma Rede de Instituições Públicas de Educação Superior (RIPES) para a Cooperação na CPLP, aprovado e assinado em julho durante a Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da CPLP.
O projeto da RIPES terá a coordenação da Unilab e prevê a estruturação do seu trabalho de cooperação acadêmica e cultural a partir de sólidas parcerias com as Universidades e centros de pesquisa dos oito países de língua portuguesa da CPLP. As Instituições Públicas de Educação Superior (IPES) serão convidadas a construir um Sistema de Mobilidade capaz de contribuir para a formação de estudantes africanos e timorenses no Brasil. A Unilab conta ainda com a parceria de diversas universidades públicas brasileiras de reconhecida atuação no campo acadêmico.
O chefe da Procuradoria da Unilab, Silton Batista, se reuniu, na última quarta-feira (26), com o diretor-geral da CPLP, Hélder Vaz Lopes; o diretor para Ação Cultural e Língua Portuguesa, Luis Kandjimbo; o diretor de Cooperação, Carlos Alberto Gonçalves; e a coordenadora da Direção Administrativa e Financeira da CPLP, Cristina de Souza; acompanhado do conselheiro do Brasil na Missão Brasileira junto à CPLP, André Ricardo Heráclito do Rêgo; e da representante da ABC, Delurdes Alves, em Lisboa.
Na ocasião, foi apresentado o termo de referência da missão brasileira de representante da Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores (ABC/MRE) e da Unilab ao Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (SECPLP). O termo se configura como uma oportunidade de interlocução entre representante de uma Instituição Executora Nacional (Unilab) e de representante do ente governamental responsável pela coordenação das ações de cooperação internacional com o Secretariado Executivo da CPLP, mais especificamente, com representantes das áreas jurídica, contábil, financeira e programática envolvidos em temas afetos à execução de projetos de cooperação técnica internacional.