Pesquisadora alemã faz doutorado sobre projeto de cooperação internacional da Unilab

Data de publicação  03/10/2012, 15:36

O projeto de cooperação internacional proposto pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) é objeto de estudo da tese da alemã Susanne Ress. A pesquisadora faz doutorado na Faculdade da Educação e Estudos do Desenvolvimento, Universidade de Wisconsin (UW), Madison, Estados Unidos, e está em Redenção há três semanas fazendo o primeiro contato com a Universidade.

Susanne Ress está em Redenção fazendo o primeiro contato da sua pesquisa

Segundo Susanne Ress, o objetivo da pesquisa é ganhar um conhecimento profundo da experiência da integração e solidariedade proposta pela Unilab do ponto de vista dos estudantes brasileiros e estrangeiros. “No contexto da cooperação educacional entre Brasil e outros países de língua portuguesa, a Unilab representa um projeto inovador no sentido político e da pedagogia. Por isso, apresenta-se como uma oportunidade excelente para estudar uma das realizações possíveis da ideia de cooperação educacional”, diz.

Susanne conta que conheceu a experiência da Unilab em 2011 quando esteve no Brasil e visitou a Unicamp, a Fundação Oswaldo Cruz e a USP. “Uma professora da USP me falou da obra da Unilab. Como meu Doutorado é na Área de Desenvolvimento e Educação, quando soube da Unilab, decidi logo que queria estudar seu exemplo de cooperação internacional”, diz. Na primeira visita à Unilab, Susanne já fez contato com professores e estudantes, inclusive acompanhando algumas das aulas no Campus da Liberdade.

Ela explica que a sua pesquisa usa a metodologia qualitativa, prevendo entrevistas com professores e estudantes; discussões com grupos focalizados; observações das aulas; observações participativas; e observações do âmbito da universidade. A pesquisadora também analisará os dados demográficos dos estudantes (número total dos estudantes brasileiros e estrangeiros; a nacionalidade e a área dos estudos) e as listas de frequência das turmas selecionadas para a pesquisa.

Susanne Ress regressará aos Estados Unidos na próxima semana, mas deve retornar à Unilab para continuar a coleta de dados da sua pesquisa no início de 2013. Ela diz ter a expectativa de que o seu estudo possa ajudar no progresso da Unilab. “Eu sou amiga da Unilab. Acredito muito no seu projeto e a minha intenção com essa pesquisa é toda positiva. A Unilab é uma universidade muito nova que está no processo de crescimento e desenvolvimento. O meu olhar, claro, é um olhar crítico e científico sim, mas também simpático”, observa.

Perfil Acadêmico de Susanne Ress

Susanne Ress fez graduação e mestrado em psicologia na Universidade de Koblenz-Landau, Campus Landau, Alemanha. Desde 2009, faz doutorado na Faculdade da Educação e Estudos do Desenvolvimento, Universidade de Wisconsin (UW), Madison, EUA. Da mesma universidade possui Certificado de Estudos Africanos. Em 2002, Susanne teve experiência profissional como assistente de projeto no Instituto Nacional de Estatística de Moçambique.