Equipe da Unilab discute financiamento dos cursos a distância com representante da Capes

Data de publicação  04/10/2012, 12:48

Encontro reuniu setores da Unilab envolvidos na área de educação a distância

O analista em Ciência e Tecnologia da Coordenação Geral de Supervisão e Fomento (CGFO) da Capes, Bruno Nunes, participa nestes dias 04 e 05 de atividades de capacitação e orientação dos processos de financiamento para os primeiros cursos na modalidade a distância da Unilab, previstos para o início de 2013. A programação teve início na manhã desta quinta-feira (04) com uma reunião geral, que contou com a presença de coordenadores, professores e técnico-administrativos envolvidos diretamente na área de educação a distância e no Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UaB), na Unilab.

Representante da Capes, Bruno Nunes

Segundo Bruno Nunes, essa visita faz parte de um trabalho padrão desenvolvido pela Capes para o financiamento e acompanhamento dos processos nas instituições. “Esse procedimento é realizado para que os cursos iniciem de forma correta e dentro dos padrões de financiamento da Capes. Neste encontro de hoje, vou explicar de forma geral como funciona e orientar a execução dos processos burocráticos”, explicou. Após a reunião, ele vai se encontrar com pró-reitores e coordenadores de áreas específicas.

Coordenadora da Cead, professora Cida

A coordenadora da Educação Aberta e a Distância (Cead), Maria Aparecida da Silva, ressaltou a importância da visita para a execução dos cursos a distância na Unilab. “Essa é uma capacitação que a Capes oferece para as instituições que estão ingressando nessa área. É uma supervisão técnica que vai nos auxiliar na parte orçamentária do processo. A partir dessa visita, o financiamento vai ser liberado para dar início aos cursos na modalidade a distância na Unilab”, garantiu a coordenadora.

De acordo com o analista, a Capes financia a oferta para a realização dos cursos, como deslocamento de professores e diárias, seguro viagem, despesas básicas, desenvolvimento e reprodução de material pedagógico (virtual e físico), além de bolsas para coordenadores, professores formadores, tutores e para os processos de conclusão de cursos.