Professores, técnicos e alunos da Unilab participam de processo eleitoral no domingo

Data de publicação  05/10/2012, 10:30

Neste domingo (07), mais de 140 milhões de brasileiros vão às urnas para escolher os prefeitos e vereadores que irão governar os municípios nos próximos quatro anos. Aqui em Redenção, o eleitorado, formado por 23.494 pessoas, sendo 42,99% na faixa etária de 16 a 35 anos, vai decidir entre os três candidatos a prefeito e os 77 postulantes aptos a ocupar as 11 vagas da Câmara Municipal de Vereadores.

Estudante Valdeci Ferreira vai trabalhar como primeiro-secretário da seção eleitoral.

Nesta eleição, o estudante do curso de Ciências da Natureza e Matemática, Valdeci Ferreira Lima, 23 anos, que vota pela terceira vez, vai estrear como primeiro-secretário da seção. “Este ano, mais do que nunca, eu me sinto como cidadão. Que a democracia seja respeitada e que o dia ocorra com tranquilidade”, diz o estudante. Ao falar sobre os candidatos a prefeito e vereadores, ele afirma: “espero que eles obedeçam aos planos de governo que apresentaram e cumpram o que prometeram na campanha. Redenção está crescendo muito, em virtude da Unilab, e está se transformando em um canteiro de obras, mas ainda é preciso melhorar a saúde, a educação e a segurança”.

Aluna Hildinete de Almeida Souza Queirós diz que a formação acadêmica contribui para a análise mais crítica das eleições.

Hildinete de Almeida Souza Queirós, 36 anos, do curso de Administração Pública, diz estar mais esclarecida ao escolher os novos representantes da cidade de Redenção. “Hoje, eu tenho uma visão melhor depois que entrei na universidade. Como eu faço o curso de Administração Pública, eu tenho mais conhecimentos para tomar uma decisão certa. A gente também precisa esclarecer para as outras pessoas porque tem muita gente que acaba vendendo o voto ou indo pela amizade. Mas nós precisamos ver o que é melhor para a nossa cidade”, explica.

Reitor Paulo Speller vota no próximo domingo em Redenção

O reitor da Unilab Paulo Speller transferiu o título de eleitor para Redenção, onde reside, e também vai votar no próximo domingo. “Como reitor da Unilab, tenho minha residência oficial aqui em Redenção e no próximo domingo vou participar do processo eleitoral. Esse será um dia de festa cívica porque vamos fazer uma escolha muito importante para as nossas vidas”, avalia. Speller diz que o Poder Público Municipal tem sido parceiro da Unilab em muitas ações. “Desde que Redenção foi escolhida sede da Unilab, começamos essa parceria com a prefeitura daqui, assim como com as demais prefeituras da Região do Maciço do Baturité. Independentemente de quem seja eleito, a Unilab se coloca aberta para receber e para procurar o próximo gestor para ampliar esse relacionamento”, diz.

Coordenador de Assuntos Estudantis, José Veríssimo

O coordenador de Assuntos Estudantis, José Veríssimo, relata que a transferência de seu título de eleitor de Fortaleza para Redenção foi uma forma de colaborar com a cidade onde reside. “Ao fixar moradia aqui, eu refleti de que forma eu poderia colaborar com o município de Redenção. E votar é uma forma de exercitar plenamente a minha cidadania. A escolha do melhor candidato é pautada pelo projeto, pela sua proposta e os benefícios que vai trazer para a cidade”, diz.

Com informações do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará.