Urca e Unilab promovem I Seminário Interdisciplinar das Ciências da Linguagem no Cariri (I SIC) de 21 a 23 de novembro no Crato

Data de publicação  08/10/2012, 16:10

A Universidade Regional do Cariri (Urca) e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) promovem, de 21 a 23 de novembro, o I Seminário Interdisciplinar das Ciências da Linguagem no Cariri (I SIC). A inscrição para apresentação de trabalhos poderá ser feita até o dia 15 de novembro. A inscrição para ouvintes pode ser realizada até a manhã do primeiro dia do evento. O evento ocorrerá no Campus Pimenta da Urca, no Crato.

O I SIC tem como proposta proporcionar a integração das duas instituições, a interiorização dos estudos da linguagem a partir da divulgação e troca de conhecimentos resultantes de pesquisas científicas, trabalhos acadêmicos desenvolvidos por professores e pesquisadores da Urca e da Unilab, bem como da comunidade.

Os trabalhos acadêmicos que serão apresentados no I SIC devem obedecer a seis eixos temáticos: Ensino e Aprendizagem de Língua Materna e Estrangeira; Análise Crítica do Discurso; Estudos sobre Multimodalidade; Estudos Bakhtinianos; Literaturas em Língua Portuguesa, Brasileira e Africana; e Linguagem, Cultura e Sociedade.

Professores Vilmar Ferreira e Monalisa Valente

A coordenadora da Área de Humanidades e Letras da Unilab, Monalisa Valente, explica que o evento acadêmico será um espaço de divulgação do trabalho que vem sendo realizado dentro da Área de Humanidades e Letras da Unilab e também de integração entre as duas universidades – Urca e Unilab. “Esse evento reforça esse processo de diálogo entre a Unilab e outras instituições de ensino superior, o que vai agregar conhecimento”, diz.

O professor da Unilab, Vilmar Ferreira de Souza, vice-presidente da Comissão Organizadora do I SIC, explica que a ideia do evento se fortaleceu a partir de discussões dentro do Grupo de Sistemicistas do Nordeste no Cariri (GSNCariri), coordenado por ele e por dois professores do curso de Letras da Urca, Raimundo Luiz do Nascimento e Cristiane Rodrigues Vieira; e dentro do Núcleo de Pesquisas em Linguística Aplicada (LiA), grupo formado por professores pesquisadores do Departamento de Línguas e Literaturas da Urca e seus orientandos, coordenado pelos professores Cristiane Rodrigues Vieira e Francisco Edmar Cialdine Arruda.

Dentro dos três dias de evento, dez professores da Unilab participarão da programação. No primeiro dia, 21 de novembro, o professor Vilmar Ferreira coordena a mesa-redonda Análise do Discurso Político. No mesmo dia, a professora Monalisa Valente coordena a mesa-redonda Dimensões da Integração no Projeto Unilab: Literatura, História e Reflexão Filosófica, com a participação dos professores da Unilab Izabel Cristina dos Santos Teixeira; Fernando Afonso Ferreira Júnior; e Ramon Capelle de Andrade.

A vice-reitora da Unilab, Maria Elias Soares, também participará do I SIC. No último dia do evento, 23 de novembro, ela apresentará a conferência de encerramento Os Desafios da Formação do Profissional de Letras e sua Contribuição para o Desenvolvimento Regional Sustentável. Também participarão do evento os professores Bruno Okoudowa (minicursista), Carlos Subuhana (minicursista), Léia Cruz de Menezes (participante de mesa-redonda) e Ana Cristina Cunha da Silva (coordenadora de mesa-redonda).

Para participar do evento, acesse a ficha de inscrição.

Para mais informações sobre a programação do evento, acesse o LINK.