Comissão do Estatuto convida comunidade acadêmica para reunião

Data de publicação  10/10/2012, 16:16

Nesta quinta-feira (11), a comunidade universitária está convidada a participar da reunião para discutir os principais pontos da Minuta do Estatuto da Unilab e assistir a apresentação sobre a proposta do Instituto de Cultura, Comunicação e Cooperação (I3C), realizada pelo reitor Paulo Speller. O encontro está marcado para às 8h30, no Anfiteatro do Campus da Liberdade, em Redenção.

A reunião será um espaço aberto para professores, técnico-administrativos e estudantes conhecerem o que está sendo discutido pela Comissão de Elaboração do Estatuto, além de tirarem dúvidas e proporem alterações no documento que comporá as diretrizes da universidade. A Comissão tem até o dia 31 de outubro para finalizar as propostas. Após esse período, a Minuta do Estatuto será apresentada ao reitorado e ao Consup, para que, em seguida, seja aprovada pelo Ministério da Educação.

Na ocasião, o reitor vai falar sobre o I3C, esclarecendo as funções e atividades do órgão ligado à Reitoria da Unilab. O Instituto será o responsável pela acolhida e inserção dos estudantes à vida acadêmica, ofertando programas e ações de formação inicial, que poderão ser mantidas ao longo da trajetória na universidade.

Dentre as funções do I3C, estão:

– Formação acadêmica inicial: fornecer subsídios para que os estudantes elaborem seu plano de desenvolvimento acadêmico, acompanhando-os desde sua seleção e nos primeiros meses na Universidade, por meio de tutorias e projetos que lhes permitam identificar temas de interesse e aprofundamento ao longo do percurso formativo;

– Acesso a diversas formas de expressão artística e cultural dos países parceiros: atuar como espaço aberto ao aprendizado e intercâmbio artístico e cultural, apoiando a integração dos países parceiros e a construção da fraternidade universal por meio do convívio, respeito e conhecimento sobre as diferentes origens étnico-raciais.