II Concurso Nacional de Pesquisa sobre Cultura Afro-Brasileira está com inscrições abertas até 1º de novembro

Data de publicação  10/10/2012, 08:00

A Fundação Cultural Palmares (FCP/MinC), através do Centro Nacional de Informação e Referência da Cultura Negra, lançou edital do II Concurso Nacional de Pesquisa sobre Cultura Afro-Brasileira – Prêmio Palmares 2012. O concurso tem o objetivo de estimular a produção científica e dar visibilidade aos trabalhos acadêmicos que discorram sobre a Cultura Afro-Brasileira. As inscrições dos trabalhos poderão ser realizadas até o dia 1º de novembro.

Para fins de inscrição e habilitação de trabalhos no concurso, considera-se como Pesquisa sobre Cultura Afro-Brasileira os trabalhos que apresentem aspectos da tradição histórica, social, cultural, geográfica ou jurídica da população afro-descendente no Brasil (incluindo comunidades remanescentes de quilombos e comunidades religiosas de matriz africana), bem como sobre patrimônio material (bens imóveis, coleções, acervos) e imaterial afro-brasileiro, compreendendo: saberes (conhecimentos e modos de fazer); celebrações (rituais e festas tradicionais); formas de expressão (manifestações literárias, musicais, plásticas, cênicas e lúdicas); lugares (espaços onde se concentram e se reproduzem práticas culturais coletivas).

Serão premiados ao todo 13 trabalhos de pesquisas em três categorias: monografia, dissertação e tese. O trabalho inscrito deverá ser concluído e/ou defendido a partir de 1º de janeiro de 2010, devendo o candidato apresentar o comprovante juntamente com a inscrição. Todos os trabalhos vencedores serão agraciados com o título de Prêmio Palmares de Pesquisa. As melhores monografias e dissertações de cada região brasileira receberão prêmios em dinheiro. Os autores das monografias escolhidas receberão R$ 4 mil. Na categoria dissertação, o prêmio será de R$ 8 mil. As três teses vencedoras receberão como prêmio a publicação do trabalho como livro, com uma tiragem mínima de mil exemplares.

Conforme o site da FCP/MinC, terão destaques os trabalhos como Pesquisa sobre Cultura Afro-Brasileira que apresentem aspectos da tradição histórica, social, cultural, geográfica ou jurídica da população afro-descendente no Brasil, bem como sobre patrimônio material e imaterial afro-brasileiro. O resultado final do concurso será publicado no Diário Oficial da União e divulgado no site da FCP até 120 dias após a data de encerramento das inscrições. Os autores dos trabalhos vencedores serão informados por ofício e/ou por meio de correio eletrônico.

Os candidatos que desejarem se inscrever no concurso deverão realizar sua inscrição prévia encaminhando a Ficha de Inscrição para o e-mail premiopalmares2012@palmares.gov.br. A inscrição definitiva só será efetivada após o recebimento, via postal, dos trabalhos e documentos solicitados no Edital. Para visualizar ou imprimir a Ficha de Inscrição, clique aqui. As dúvidas referentes ao concurso poderão ser esclarecidas somente através do endereço eletrônico premiopalmares2012@palmares.gov.br.

Confira o edital.

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2012/09/EDITAL-PRÊMIO-PALMARES-2012.pdf”]

Para mais informações, acesse o LINK.