Professor da Unilab traduz livro para a língua portuguesa

Data de publicação  10/10/2012, 11:50

Livro “O que é um autor? – Revisão de uma genealogia” de escritor francês é traduzido para a língua portuguesa

O professor Carlos Eduardo Bezerra, da Área de Humanidades e Letras da Unilab, traduziu o livro “O que é um autor? – Revisão de uma genealogia”, do francês Roger Chatier, para a língua portuguesa. A tradução foi realizada em parceria com a professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Luzmara Curcino. A versão brasileira foi lançada no último dia 24 de setembro, durante o III Colóquio Internacional de Análise do Discurso, realizado na UFSCar, com a presença do autor francês.

Tradutor do livro, Carlos Eduardo Bezerra

O livro estará em breve disponível na Biblioteca da Unilab para alunos e professores interessados nas áreas de Letras, Filosofia e Direitos Autorais. “O escritor desta obra analisa a questão da autoria e da ‘morte’ do autor, em que este se transforma em função do discurso”, diz o tradutor que tomou conhecimento da publicação em francês durante a escrita da sua tese de Doutorado.

Este é o primeiro livro traduzido pelo professor, antes ele já havia feito este mesmo trabalho com artigos científicos. Sobre esta atividade, ele conta: “a tradução não acontece ao pé da letra. Fala-se que todo tradutor é também um traidor, já que ele não consegue ser 100% fiel nem a língua de saída, no caso o francês, nem a língua de chegada, o português. Há uma movimentação entre um idioma e outro e uma negociação para que o leitor tenha a melhor compreensão possível”.

O professor Carlos Eduardo revela ainda que está traduzindo uma nova obra, em parceria com a editora francesa Paris Seuil, sobre o tema infância. Este trabalho é realizado junto com a professora do Departamento de Literatura da Universidade Federal do Ceará (UFC), Fernanda Coutinho.

O que é um autor? – Revisão de uma genealogia

Neste texto, o historiador Roger Chartier dirige-se a todos que se interessam pela existência simbólica do homem e por suas representações históricas, abordada neste livro de modo particular a partir de sua reflexão sobre a ‘autoria’. Empreende aqui uma revisão da genealogia da ‘função autor’ no Ocidente, tal como concebida inicialmente por Michel Foucault em sua clássica conferência “O que é um autor?”, de modo a, por meio de seu comentário, ampliar-lhe o alcance e fazer-lhe enfim dizer aquilo que ali estaria articulado silenciosamente. Tendo em vista o advento, na era contemporânea, de uma nova tecnologia de produção, circulação e recepção eletrônica de textos, o tema em questão não poderia ser mais apropriado.