Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Clube de Inglês da Unilab proporciona inserção no mundo atual e na cultura de países anglófonos

Por
Data de publicação  15/10/2012, 09:00
Postagem Atualizada há 12 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

Um mergulho lúdico no universo da língua inglesa. Essa é a proposta do Clube de Inglês, projeto da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (PROPPGE), que funciona nas noites de terças e quintas-feiras no Campus da Liberdade. Com o uso de recursos como filmes, músicas e jogos, os participantes vão aos poucos conhecendo o universo da cultura inglesa e desenvolvendo atividades de conversação e as quatro habilidades linguísticas – leitura, escrita, audição e conversação.

Profa. Ana Cristina Cunha com alunos do Clube de Inglês

O Clube de Inglês da Unilab é coordenado pela professora Dr. Ana Cristina Cunha da Silva. O projeto possui duas turmas, uma para iniciantes e outra de nível intermediário. A Turma de Inglês Básico funciona das 18h às 19h15. O segundo grupo, Inglês Intermediário, tem aulas das 19h45 às 21h. A professora Ana Cristina explica que as aulas são baseadas no método de abordagem comunicativa do ensino de língua com o uso de recursos lúdicos. “As nossas atividades simulam situações comunicativas da vida real para que o aluno possa usar a língua inglesa como meio para conseguir algo no mundo real. Não é um método de memorização de conteúdo”, explica.

Ela explica que durante as aulas, são desenvolvidos trabalhos em equipe vinculados a atividades de escrita, de conversação e de discussão temática que estimulam o aprendizado da língua inglesa. “A expectativa é que, dando seguimento às atividades já realizadas, o Clube de Inglês seja espaço dedicado ao estudo da língua inglesa como forma de inserção no mundo atual e na cultura de países anglófonos”, diz Ana Cristina.

A coordenadora diz ainda que além dos encontros, o Clube de Inglês irá promover palestras sobre diversidade cultural, proferidas por professores estrangeiros. Ela antecipa que em novembro (a data ainda não foi fechada) será realizada a primeira com a participação da norte-americana Ann Vaughan, professora aposentada da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Estadual do Piauí. Ana Cristina diz esperar que o Clube de Inglês seja a semente para a criação, futuramente, do Núcleo de Línguas da Unilab. “Esse é um projeto de extensão que pretendemos ampliar, inclusive com o ensino de outras línguas”, afirma.

Januário Fernandes e Maria da Costa Belina

Os encontros do Clube de Inglês da Unilab são vistos como uma oportunidade para os alunos do Curso Ciências da Natureza e Matemática, Januário Fernandes e Maria da Costa Belina, treinarem as habilidades de audição e fala da língua inglesa. Os dois aprenderam o idioma nas aulas do ensino secundário no Timor Leste, mas reconhecem que é preciso praticar para reforçar o aprendizado. Eles são alunos da Turma de Inglês Intermediário.

Januário elogia o método dinâmico aplicado nas aulas no Clube de Inglês. “Esses encontros são muito bons porque a gente ouve muita música e treina a escrita. Assim, a gente aprende a se comunicar”, diz. Ele destaca que o aprendizado da língua inglesa é fundamental para a sua formação profissional. “O inglês é a língua internacional. Aonde nós vamos, as pessoas falam inglês”. Maria da Costa Belina diz que ainda tem dificuldades para se comunicar em inglês, mas explica que as aulas do Clube a ajudam a se desinibir. “Somos estimulados a falar sempre, a escrever e a responder perguntas em inglês. Assim, a gente vai treinando”, observa.

Aluno do curso de Agronomia, Ednângelo Duarte

O aluno de Agronomia Ednângelo Duarte é enfático ao dizer que o aprendizado da língua inglesa será fundamental para a sua formação acadêmica. Ednângelo, que está na Turma de Inglês Básico, diz que além do idioma ser necessário para a compreensão de alguns livros na sua área, já está em seus planos concorrer, no final de 2013, a uma bolsa do Ciência sem Fronteiras, programa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC) que oferece bolsas de estudo de graduação e pós-graduação em países estrangeiros.

A meta de Ednângelo é se candidatar a uma bolsa “sanduíche” na Alemanha, França, Inglaterra ou Espanha, todos países de referência na sua área de pesquisa que é de recursos hídricos. Pelo programa, o aluno pode fazer parte de sua graduação em uma instituição de ensino estrangeira. “E o conhecimento de inglês será fundamental porque é um dos critérios de seleção. Meu objetivo é investir na minha vida acadêmica com mestrado, doutorado, e em todas essas etapas, será muito importante a língua inglesa”, diz.

Duas vagas em aberto

Atualmente, existem duas vagas abertas no Clube de Inglês, uma na Turma de Inglês Básico e outra na Turma de Inglês Intermediário. O aluno interessado em participar do Clube de Inglês da Unilab deve enviar email para englishclubunilab@gmail.com ou ligar para 9981.2169 (profa. Ana Cristina). É bom lembrar que o candidato deve também preencher o formulário de inscrição virtual no Blog do Clube de Inglês.

Ana Cristina lembra que na seleção têm prioridade os bolsistas de Iniciação Científica (PIBIC). Ela destaca que o candidato também não pode ser aluno do Curso de Letras/Língua Portuguesa nem cursar a disciplina optativa de inglês do Curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas.

Histórico

O Clube de Inglês da Unilab foi implantando, de forma experimental, de março a maio deste ano. Após a experiência, a PROPPGE institucionalizou a iniciativa como projeto de extensão. A proposta é que o Clube de Inglês seja espaço dedicado ao estudo da língua inglesa como forma de inserção no mundo atual e da cultura de países anglófonos. Ele deve ser, portanto, um espaço de discussão sobre elementos da herança e da cultura em Língua Inglesa com o intuito de: (i) propiciar o conhecimento e aprendizagem da LE; (ii) ampliar o universo sociocultural da comunidade universitária; (iii) promover o debate acerca de temas da atualidade; (iv) promover o debate e reflexão em torno de temas caros à proposta da Unilab – como a herança e construção de uma identidade cultural e o multiculturalismo.

Professores Participantes do Clube de Inglês

Ana Cristina Cunha – coordenadora do Clube de Inglês

Vilmar de Souza – professor colaborador

Monalisa Valente – coordenadora da Área de Humanidades e Letras da Unilab e professora colaboradora

Júlio Cambanco – aluno bolsista

 

Para mais informações sobre o Clube de Inglês, acesse o LINK.

 

 

Categoria