Quarta Cultural apresenta documentário sobre a vida e a obra do cantor lírico cearense Paulo Abel

Data de publicação  15/10/2012, 17:16

A Quarta Cultural desta semana traz à cena a história do cantor lírico cearense Paulo Abel do Nascimento. No documentário de Gabriel Petter, Paulo Abel – Ombra Mai Fu, a vida e a carreira de Paulo Abel é recontada através de depoimentos de pessoas que conviveram e que trabalharam com o cantor. A apresentação do filme começa às 19 horas, no anfiteatro do Campus da Liberdade. O evento é aberto ao público e gratuito. Depois da exibição do filme, haverá um debate com Elvis Matos, autor do livro “Paulo Abel” (Coleção Terra Bárbara – Fundação Demócrito Rocha) sobre a vida e a obra do cantor.

Ao longo dos 75 minutos de duração de seu documentário, Gabriel Petter reconstitui a jornada de Paulo Abel, um dos mais importantes cantores da cena lírica internacional durante as décadas de 1980 e 1990. Em razão de uma deficiência hormonal, o cantor destacou-se por sua voz com tessitura infantil que se assemelhava à sonoridade dos cantores castrados (castratti), as primeiras grandes estrelas da ópera italiana.

Paulo Abel teve uma carreira de sucesso no Exterior

O documentário aborda os primeiros momentos Paulo Abel em Fortaleza, sua trajetória de sucesso no Exterior, a determinação de contribuir com a educação musical no Ceará e a morte prematura na Europa. O filme trás depoimentos de Izaíra Silvino, Descartes Gadelha, Oswald Barroso, Tarcísio Lima, Elvis Matos, entre outras personalidades.

O filme coleta depoimentos de várias pessoas que conheceram Paulo Abel

O projeto do documentário Paulo Abel – Ombra Mai Fu foi iniciado por Gabriel Petter quando foi aluno da Vila das Artes. Gabriel é formado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará e cursa o Curso de Música da UFC – Campus de Fortaleza. Atualmente, como estudante de música, é integrante do Grupo PET e continua desenvolvendo projetos na área de cinema e vídeo.

Após o filme, haverá um debate mediado por Elvis Matos sobre a vida e a obra de Paulo Abel

Após a exibição, Elvis Matos vai conduzir um debate sobre a biografia e a trajetória profissional de Paulo Abel. Doutor em Educação (UFC), Licenciado em Música (UECE), Elvis Matos é atualmente Diretor da Secretaria de Cultura Artística da UFC. Trabalhou com Paulo Abel do Nascimento no Projeto Ópera Nordestina (UFC) e recentemente organizou a publicação “Paulo Abel, eu me lembro”, que será lançada em novembro de 2012.