Cátedra Unesco/Unilab vai ser lançada na manhã desta terça-feira (23)

Data de publicação  18/10/2012, 09:10

A Cátedra Unesco/Unilab de “Educação e Inovação para a Cooperação Solidária” vai ser lançada oficialmente nesta terça-feira (23), às 9h, no Anfiteatro do Campus da Liberdade, em Redenção.  A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira é a única instituição de ensino superior cearense que possui a Cátedra Unesco. A Cátedra é um reconhecimento do papel da universidade como referência na produção de conhecimento sobre educação e inovação com aplicação a vários domínios relacionados com a cooperação tecnológica e interuniversitária com base na solidariedade. O lançamento vai contar com a presença do Chefe da Sessão de Formação de Professores na sede da Unesco, Edem Adubra.

Edem Adubra

O Programa de Cátedras é um apoio institucional dado pela Unesco a instituições de Educação Superior de países em desenvolvimento que realizam pesquisas e outras atividades de produção de conhecimento em áreas de maior prioridade da Unesco. Atualmente, em todo o mundo, o programa envolve cerca de 500 Cátedras e Redes Interuniversitárias. No Brasil, a Unesco é responsável por 25 cátedras implementadas em conjunto com entidades de ensino superior de prestígio. A mais recente é a da Unilab.

Dentro da Cátedra Unesco/Unilab, poderão ser inseridas atividades como programas de pós-graduação; cursos de extensão; pesquisa com foco em parcerias com a comunidade em torno de projetos de investigação; programas para professores visitantes; desenvolvimento institucional, inclusive fortalecimento dos serviços de informação/biblioteca; laboratórios, com especial ênfase nas tecnologias da informação e comunicação; seminários e eventos científicos, de caráter local, regional e internacional; e registro de documentação de eventos, pesquisas, publicações e práticas de gestão; e ensino-aprendizagem em educação básica e superior.

A primeira atividade que será inserida na Cátedra Unesco/Unilab será o projeto de pesquisa Observatório da Educação no Maciço de Baturité (OBEM). O estudo tem como proposta fazer um diagnóstico dos indicadores educacionais e condições de funcionamento da gestão educacional e escolar em 15 municípios da região do Maciço de Baturité e traçar estratégias para melhorar a gestão escolar.