Unilab recebe mostra “Curta O Gênero” de 29 de outubro a 1º de novembro

Data de publicação  18/10/2012, 08:00

Após percorrer 10 cidades do interior do Ceará, o evento “Curta O Gênero – Mostra Nacional Audiovisual /Seminários/ Itinerâncias” chegará a Redenção de 29 de outubro a 1º de novembro. Com a parceria da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), a programação inclui a mostra de curtas-metragens sobre a temática de gênero, além de mesas de discussão, minicursos e exposição fotográfica. Todas as atividades serão realizadas no Anfiteatro do Campus da Liberdade, em Redenção.

A programação tem início na segunda-feira (29) às 18h30 com a mesa de discussão “Gênero, Cultura e Mudança”. O professor da Unilab, Carlos Subuhana, será um dos debatedores. Na terça (30), o seminário terá continuidade no mesmo horário com a mesa “Educação em Direitos Humanos e Diversidade Sexual”.

Na quarta (31) e na quinta (01), às 18h30, a programação prossegue com os minicursos “Comunicação, Direitos Humanos e Gênero”, e “Direitos Humanos, Gênero, Cultura e Políticas Públicas”, respectivamente. Cada minicurso terá 30 vagas. De acordo com o coordenador de Arte e Cultura (CAC/PROPPGE), Fernando Leão, os interessados em participar devem enviar nome completo, curso matriculado (se for estudante da Unilab) e números do CPF ou RG e de telefone para o e-mail ceac@unilab.edu.br (Coordenação de Extensão e Ações Comunitárias). A atividade é gratuita e aberta à comunidade externa.

Durante todos os dias do evento, a partir das 20h15, serão exibidos os vídeos selecionados para a Mostra “Curta O Gênero 2012”. A exposição “Contrastes – gênero, tempos, lugares, olhares” ficará aberta à visitação também durante os quatro dias, das 8h às 21h na entrada do Anfiteatro.

O “Curta O Gênero 2012 – Mostra Nacional Audiovisual / Seminários / Itinerâncias” tenta contribuir para a mudança de mentalidades através da difusão de produções audiovisuais comprometidas com a denúncia das desigualdades de gênero e com a construção ou invenção de outras representações e interpretações simbólicas baseadas na equidade de gênero e na afirmação da diversidade sexual. O Projeto, em toda sua amplitude, assume um compromisso sócio-político com a construção de uma cultura de liberdade, de solidariedade e de justiça entre homens e mulheres em suas múltiplas possibilidades performáticas.

A mostra é uma iniciativa da ONG Fábrica de Imagens e tem o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Cultura e da Lei de Incentivo Fiscal, com patrocínio da Coelce e da Petrobras, através do Programa Desenvolvimento e Cidadania.

18h30 – Seminário Gênero Cultura e Mudança

Participantes: Marcos Antonio Monte Rocha – psicólogo, diretor da Fábrica de Imagens, membro da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura / representante do GT de gênero, membro do Comitê Municipal de Educação em Direitos Humanos de Fortaleza, membro do Comitê Consultivo da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Prof. Carlos Subuhana (Unilab)

Público: gestores públicos, ativistas culturais, movimentos sociais em geral e estudantes universitários.

18h30 – Seminário Educação em Direitos Humanos e Diversidade Sexual

Participantes: Teljúnior Cândido de Oliveira – ativista gay, coordenador do Projeto Outros Olhares/Fábrica de Imagens.

18h30 – Minicurso: Comunicação, Direitos Humanos e Gênero

Condução do minicurso: Iara Moura – Jornalista, integrante do Coletivo Intervozes e coordenadora de comunicação da Fábrica de Imagens

18h30 – Minicurso: Gênero e Políticas Culturais

Condução do minicurso: Marcos Antonio Monte Rocha – psicólogo, diretor da Fábrica de Imagens, membro da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura / representante do GT de gênero, membro do Comitê Municipal de Educação em Direitos Humanos de Fortaleza, membro do Comitê Consultivo da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura.

Curta O Gênero na Unilab, de 29/10 a 01/11/12 das 18h às 21h

Avenida da Abolição, 3 – Centro no Campus da Liberdade.