Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Curso de Administração Pública promove palestras na área de gestão

Data de publicação  19/10/2012, 12:09
Postagem Atualizada há 6 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

1º Encontro de Gestão Pública e Social acontece neste dia 19, na Unilab

No decorrer desta sexta-feira (19), estudantes e professores do Curso de Administração Pública da Unilab estão reunidos no Anfiteatro para discutir temas referentes à gestão pública e social. O 1º Encontro de Gestão Pública e Social, realizado em alusão ao Dia do Administrador, comemorado no dia 09 de setembro, recebe a colaboração de especialistas de universidades e de instituições cearenses e de outros estados.

O coordenador da Área de Ciências Sociais Aplicadas, Fernando Afonso, saudou os participantes

A mesa de abertura contou com o coordenador da Área de Ciências Sociais Aplicadas, Fernando Afonso Ferreira Junior, a coordenadora do curso de Administração Pública, Maria Vilma Moreira Faria, o representante do Centro Acadêmico do curso de Administração Pública, Faustino Manuel Rodrigues, além dos professores convidados. Fernando deu boas vindas aos palestrantes e ressaltou a expansão da área de Administração dentro da Unilab, anunciando a possibilidade de cursos de Mestrado e Doutorado para os próximos anos.

Coordenadora do curso Administração Pública, Maria Vilma Moreira Faria

A coordenadora do curso, Maria Vilma Moreira Faria, destacou a importância de comemorar o Dia do Administrador, discutindo a área de gestão pública e social, eixos de formação do curso na Unilab, que estão em crescimento no país. “Esse encontro tem como objetivo aproximar os alunos das várias abordagens teóricas e de experiências práticas nestas áreas. Eu espero que esse momento seja o começo de um novo olhar para a carreira do administrador público, cujo objetivo é melhorar a qualidade de vida dos cidadãos”, disse.

Professor da UFT, Airton Cardoso Cançado

Na primeira parte do encontro, durante a manhã, o professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Airton Cardoso Cançado, ministrou a palestra “Fundamentos Teóricos da Gestão Social”. “A gestão social é a tomada de decisão coletiva sem coerção, baseada na transparência e na intersubjetividade, que tenha como fim a emancipação. Ao conceituar esse termo, é preciso ter cuidado para não banalizar”. Ele falou ainda sobre a importância do curso de Administração Pública para o Brasil. “Essa área vem crescendo nos últimos anos. Não tem como administrar um país desse tamanho sem a formação de pessoas especializadas nesse segmento”, explica.

Professora Rosana Boullosa

O encontro seguiu com a palestra da professora Rosana Boullosa, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com o tema: “Mirando ao revés as Políticas Públicas”, que trata sobre as teorias defendidas pelo grupo de pesquisa “Processos de Inovação e Aprendizagem em Políticas Públicas e Gestão Social”, do qual a professora faz parte. “Percebemos que a política pública acontece não porque o ator é público, mas porque o problema e os bens são públicos. São muitos os atores que ativam os instrumentos de políticas públicas. É algo processo pluralizado e multiatorial”. Sobre o papel do Estado, ela ressaltou: “este é um ator forte e estruturado, mas é preciso perceber a quantidade de outros atores que existem. Por exemplo, nas políticas de combate a Aids, as organizações não-governamentais foram fundamentais para esse processo no país. O Estado sozinho não consegue suprir todas as necessidades”.

Silvanar Soares, do Território Maciço de Baturité

À tarde, foram realizadas três palestras sobre gestão social. A primeira, do assessor técnico territorial do Território Maciço de Baturité, Silvanar Soares Pereira, teve como tema  “Pensando a Gestão Social na Construção da Lógica de Desenvolvimento Territorial”. Ele apresentou a experiência do Território Maciço de Baturité, representação que faz parte do Programa do Governo Federal Territórios da Cidadania. O projeto de desenvolvimento regional sustentável e garantia de direitos sociais é voltado às regiões do país que mais precisam, com objetivo de levar o desenvolvimento econômico e universalizar os programas básicos de cidadania. Em cada território, um Conselho Territorial composto pelas três esferas governamentais e pela sociedade determina um plano de desenvolvimento e uma agenda pactuada de ações. “Hoje, aqui na região, já conseguimos discutir e planejar as ações de políticas públicas. Resta-nos agora amadurecer a participação popular para acompanhar a execução dessas ações e fiscalizar”, destaca.

Professor Jeova Torres, do Curso de Administração da UFC Cariri

O professor da UFC – Campus Cariri, Jeová Torres  apresentou em sua palestra “A experiência do Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social (Liegs)”. Criado em 2006, o Liegs, que tem uma composição interdisciplinar com professores de várias áreas de conhecimento, tem como objetivos específicos a realização de estudos, pesquisas, projetos e eventos sobre gestão social; apoio a formação de gestores públicos, ativistas sociais, lideranças comunitárias, dirigentes de ONGs e estudantes universitários; a construção de banco de dados de tecnologias sociais e a difusão do conhecimento sistematizado em gestão social. “O Liegs é um ambiente de prática de pesquisa e gestão de aproximação da UFC Cariri e a sociedade”, explica.

Rosana Bullosa faz parte do Observatório da Formação em Gestão Social

A professora da UFBA, Rosana Boullosa, apresentou o trabalho de pesquisa realizado pelo Observatório da Formação em Gestão Social, que nasceu no âmbito de pesquisadores de gestão social da UFC e tem parcerias com a UFC-Cariri, a PUC-SP e a Udesc. O projeto formatou um desenho de pesquisa que tem como objetivo acompanhar os processos de formação de profissionais na área de gestão social. “Queremos mapear esses processos para entender o campo em que a gestão social tem se desenvolvido”, explica. Rosana apresentou ainda a revista online Nau Social, que é destinada a publicizar as experiências viveciadas por alunos da UFBA que desenvolvem projetos de gestão social no Exterior. A revista pode ser acessada no LINK.

Programação completa:

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2012/10/1º-Encontro-de-Gestão-Pública-e-Social-da-Unilab-2012.pdf”]

 

Categorias