Abertas inscrições de trabalho para III Encontro Nacional das Licenciaturas e II Seminário Nacional do Pibid

Data de publicação  22/10/2012, 13:58

No período de 05 a 07 de dezembro, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) realizará o III Encontro Nacional das Licenciaturas e o II Seminário Nacional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Com o tema “Desafios Contemporâneos na Educação: Formação de Professores e o Papel das Instituições de Ensino Superior”, o evento pretende envolver os cursos das licenciaturas com o objetivo de promover reflexões teóricas sobre a formação de professores nas universidades públicas brasileiras. As inscrições de trabalhos estão abertas até o dia 28 de outubro.

Os participantes do evento poderão debater sobre as políticas de formação e valorização dos professores, as novas experiências que vem sendo desenvolvidas nas Universidades e nos Institutos Federais em sua articulação com as escolas públicas através dos projetos Pibid, a interdisciplinaridade, a diversidade, entre outros temas. O evento contará com espaços de discussões nas palestras, mesas redondas, grupos de trabalho, relato de experiência, apresentação de pôsters e reuniões de áreas. As atividades serão realizadas no Centro Pedagógico Paulo Freire.

Os trabalhos que serão apresentados no evento devem ser inseridos em um dos 15 grupos de trabalho.

GT 01- LICENCIATURAS INTERDISCIPLINARES

GT 02- DIDÁTICA

GT 03- CURRICULUM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

GT 04- ESTÁGIO NAS LICENCIATURAS

GT 05- METODOLOGIA DO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA E ARTES

GT 06- METODOLOGIA DO ENSINO DAS CIÊNCIAS HUMANAS

GT 07- METODOLOGIA DE ENSINO DAS CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

GT 08- METODOLOGIA DO ENSINO DAS CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

GT 09- EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS

GT 10- ESTADO E POLITICAS EDUCACIONAIS

GT 11- CONTEXTOS E DIMENSÕES DAS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E DA EaD NAS LICENCIATURAS

GT 12- EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

GT 13- EDUCAÇÃO DO CAMPO, EDUCAÇÃO POPULAR E PROCESSOS EDUCATIVOS

GT 14- PROCESSOS AVALIATIVOS NAS LICENCIATURAS

GT 15- EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Mais informações sobre o evento, acesse o LINK.