Edição de 2013 do Workshop de Máquinas Agroindustriais será na Unilab

Data de publicação  22/10/2012, 10:11

O professor da Área de Desenvolvimento Rural, Max César de Araújo, participou do I Workshop de Máquinas Agroindustriais, realizado no início deste mês, na Embrapa Algodão, em Campina Grande-PB. O encontro reuniu pesquisadores e representantes de instituições da área que discutiram temas como: “Inovação e comércio para máquinas agroindustriais”, “Projeto de máquinas agroindustriais”, “Máquinas para beneficiamento” e “Máquinas para processamento de produtos agroindustriais”.

De acordo com o professor Max, que participou do evento como palestrante e mediador de mesas redondas, o evento foi extremamente produtivo e gerou bons encaminhamentos. “Esse encontro foi um marco por ser o pioneiro no Brasil ao discutir a área específica de máquinas agroindustriais, reunindo pesquisadores das mais renomadas instituições. Além disso, o evento teve a presença da Abimaq (Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos), que mostrou experiências e dificuldades das empresas na produção das máquinas”, revelou.

Máquinas agroindustriais

A partir do workshop, será produzida uma publicação que trata sobre os principais problemas debatidos no decorrer da programação e já foi definido um novo encontro, que acontece em outubro de 2013, na Unilab. A publicação, que também é inédita no país, está sendo organizada pelo Instituto Nacional do Semiárido (INSA), com o apoio do Banco do Nordeste.

Para o workshop aqui na Unilab, o professor Max, que é um dos coordenadores, chama a atenção para o envolvimento dos estudantes. “Espero que tenha uma maior participação dos alunos de graduação e pós-graduação das Ciências Agrárias e de Engenharia Mecânica”, diz. As atividades de planejamento para o próximo evento foram iniciadas e estão sendo discutidas em um fórum de discussão na internet. Os interessados podem enviar o e-mail para max@unilab.edu.br e ter mais informações.