Unilab promove 5ª edição da campanha de doação de sangue

Data de publicação  22/10/2012, 10:10

A Unilab realiza, na próxima quarta-feira (24), das 08h às 14h, mais uma edição da Campanha “Doe sangue. Salve Vidas”, promovida pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce). A ação é uma articulação entre a Coordenação de Extensão e Ações Comunitárias (CEAC) da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Proppge) e da Área de Saúde Coletiva da Unilab.

Antes da coleta de sangue, os doadores voluntários passam pelas seguintes etapas:

– Cadastro dos dados pessoais;

– Pré-triagem com a realização de exames de pressão, temperatura e hemoglobina;

– Triagem através de uma entrevista sobre a saúde do paciente;

– Lanche

– Coleta do sangue

Nesta quinta edição da campanha, a coordenadora de Extensão da Unilab, Sâmia Maluf, avalia o trabalho de forma positiva, principalmente pelo número crescente de doações a cada nova edição da Campanha. ”Essa é uma das ações afirmativas da política de extensão e de vínculo da Unilab com a comunidade externa”, diz a coordenadora.

A orientação da equipe de saúde é que, após a coleta de sangue, o doador não deve ter esforço físico, tomar bastante líquido, não dirigir nas primeiras horas e não fumar nas próximas duas horas. Para quem está interessado em ser um doador voluntário, deve estar atento as condições básicas:

I) Estar saudável;

II) Apresentar um documento oficial com foto (carteira de identidade ou de motorista);

III) Ter entre 16 e 67 anos;

IV) Pesar mais de 50kg (homem e mulher);

V) Estar bem alimentado

VI) Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis.

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2012/10/cartaz-campanha-hemoce-unilab.pdf”]

Mais informações no site do Hemoce Ceará

Confira as imagens desta 5ª edição na Página Oficial da Unilab no Facebook.