Pesquisadores brasileiros e canadenses discutem enfrentamento da pobreza

Data de publicação  25/10/2012, 14:10

A Universidade Federal do Ceará (UFC) irá sediar, de 30 de outubro a 1º de novembro, o Colóquio Internacional sobre Mercado de Trabalho,Trabalhador Pobre, Proteção Social e Enfrentamento da Pobreza nos contextos do Brasil e Canadá. O evento acadêmico vai reunir pesquisadores e professores que participam do Grupo Interdisciplinar e Inter-universitário de Pesquisa sobre Emprego, Pobreza e Proteção Social (GIREPS).

O GIREPS é um grupo de pesquisa cujo objetivo é produzir e difundir saberes, resultante tanto de pesquisa acadêmica como de práticas junto à sociedade, que podem contribuir para conhecer e entender melhor a evolução e o estado atual do fenômeno da pobreza, em particular da pobreza no emprego. A proposta do evento acadêmico é através do contato entre pesquisadores recorrer a comparações internacionais para compreender a complexidade do fenômeno da pobreza nas suas interconexões com a proteção social, o mercado de trabalho e o emprego.

Estão envolvidos no grupo professores e pesquisadores de várias universidades canadenses da província do Quebec (Université de Montréal, Institut National de Recherche Scientifique – INRS-USC, Centre d’urbanisation, culture et société, Université du Québec à Montréal – UQAM, Université Concordia e Université du Québec en Outaouais – UQO). O Colóquio será um momento para a constituição no Brasil do grupo de pesquisa em parceria com as Universidades Federais do Ceará, do Paraná, da FAE – Campos Universitário e do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social – IPARDES, voltado para o estudo sobre desenvolvimento econômico, mercado de trabalho e pobreza.

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2012/10/Colóquio-sobre-Mercado-de-Trabalho.pdf”]

Para mais informações, acesse o site do Observatório de Políticas Públicas/UFC.

Locais do evento

Dia 30/10 – 18 horas Auditório Castello Branco (reitoria)

Dia 31/10 e 1/11 – 9 horas – novo auditório da Faculdade de Economia (FEAAC/UFC – rua Marechal Deodoro, nº 400, no bairro Benfica.