Unilab e Agência Brasileira de Cooperação (ABC) celebram convênio

Data de publicação  26/10/2012, 12:00

Embaixador Fernando Abreu (Dir. Agência Brasileira de Cooperação) e Reitor da Unilab, Paulo Speller

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC) firmaram um Termo de Cooperação nesta quarta-feira (24) em Brasília. O compromisso se enquadra no processo de institucionalização da cooperação da Unilab com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa para implementação do Projeto da Rede de Instituições Públicas de Educação Superior (RIPES). Com vigência de 36 meses, o Termo de Cooperação assegura a parceria entre a Unilab e a ABC para a captação de recursos a serem executados com o apoio da CPLP.

Paulo Speller, Edem Adubra (Ch. Sessão Formação de Professores/Unesco) e Fernando Abreu

O projeto da RIPES foi apresentado à CPLP em julho deste ano, durante a Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, em Maputo, Moçambique. A RIPES prevê a estruturação do trabalho da Unilab a partir de sólidas parcerias com as universidades e centros de pesquisa dos oito países de língua portuguesa. As Instituições Públicas de Educação Superior (IPES) serão convidadas a construir um Sistema de Mobilidade capaz de contribuir para a formação de estudantes africanos e timorenses no Brasil. A Unilab conta ainda com a parceria de diversas universidades públicas brasileiras de reconhecida atuação no campo acadêmico.

O Projeto será financiado pelo governo brasileiro e sua gestão será feita em parceria com o Secretariado Executivo da CPLP, em Lisboa. Com previsão de ser implementado em três anos, o Projeto prevê ainda a construção de uma estratégia de comunicação social e científica, o fortalecimento de Centros de Educação a Distância, a elaboração do Estado da Arte da Educação Superior na CPLP, além de uma estratégia de financiamento a longo prazo.