Capes e CNPq abrem inscrições para propostas de olimpíada e feiras de ciências

Data de publicação  31/10/2012, 09:10

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o CNPq abriram inscrições para a seleção de projetos voltados à realização de olimpíadas, feiras de ciências e mostras científicas. A submissão das propostas segue até 22 de novembro.

O objetivo dos editais é utilizar os eventos científicos como instrumento de melhoria dos ensinos fundamental e médio para identificar jovens talentosos e estimulá-los a seguir carreiras técnico-científicas.

O proponente, em ambos os editais, deve ser o coordenador do projeto e ter vínculo formal com a instituição de execução. A equipe técnica poderá ser formada por pesquisadores, alunos e técnicos. Outros profissionais poderão integrar a equipe como colaboradores.

Edital Nº 49/2012

As propostas classificadas para as olimpíadas científicas serão custeadas com recursos no total de R$ 3,3 milhões para aquisição de material de consumo, passagens e diárias, material bibliográfico, entre outros. O edital também prevê a realização de olimpíadas internacionais no Brasil. Acesse o Edital AQUI.

Edital Nº 50/2012

As sugestões aprovadas para feiras e mostras científicas receberão cerca de R$ 8,9 milhões, sendo que o valor do financiamento depende da abrangência do evento, se nacional, estadual ou municipal/distrital. A chamada prevê o apoio ainda às mostras científicas itinerantes (em especial planetários móveis). Acesse o Edital AQUI.

Fonte: Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação