Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira
Universidade Brasileira alinhada à integração com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Programa ECOSS, da Unilab, realiza missão em Cabo Verde

Por
Data de publicação  05/11/2012, 15:23
Postagem Atualizada há 11 anos
Saltar para o conteúdo da postagem

Professora Jacqueline Freire participou do Colóquio Educação e Cooperação Sul-Sul

De 5 a 8 de novembro, a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), por meio do Programa ECOSS – Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos e Cooperação Sul-Sul, participa do “Encontro Regional de Especialistas para o Seguimento da CONFINTEA VI na África: aumentando a participação de jovens e adultos em aprendizagem e educação”. O evento, que acontece em Cabo Verde, é promovido pelo Instituto Unesco para Aprendizagem ao Longo da Vida (UIL) e reúne representantes de países africanos de língua portuguesa, inglesa e francesa, além de países convidados como Estados Unidos e Brasil, este último por meio do Ministério da Educação e da Unilab.

Professora Sofia Lerche, coordenadora acadêmica da Cátedra Unesco/Unilab

Representam a Unilab no evento a coordenadora acadêmica da Cátedra Unesco/Unilab Educação e Inovação para a Cooperação Solidária, Sofia Lerche; e integrantes do ECOSS do Eixo de Pesquisa e Comunicação, o professor John Hebert, da Área de Tecnologias e Desenvolvimento Sustentável, e Robério Nery, técnico-administrativo da Pró-Reitoria de Graduação, com formação em Comunicação. O grupo foi convidado para apresentar a experiência da Unilab, da Cátedra Unesco/Unilab e do ECOSS no campo da Educação de Adultos e da Cooperação Solidária. Também foi apresentada a proposta do  Portal que está sendo desenvolvido pela equipe do ECOSS para a Rede Intergovernamental de Educação e Cooperação Sul-Sul, com lançamento oficial para 2013. Além de John e Robério, integra essa equipe de desenvolvimento o coordenador de Assuntos Estudantis da Unilab, José Veríssimo.

Para Sofia Lerche, o encontro “é uma oportunidade de conhecer mais de perto as iniciativas que estão sendo desenvolvidas em diferentes países da África no âmbito da Educação de Jovens e Adultos (EJA), representando para a Unilab um estímulo ao diálogo com seus parceiros e a abertura de novas possibilidades de interlocução com organizações governamentais e não governamentais neste campo de atuação. Nesta perspectiva, a presença do ECOSS e da Cátedra UNESCO/UNILAB no evento pode constituir um canal fecundo de comunicação e exercício da cooperação solidária”. A apresentação está prevista para esta quarta-feira (07).

Outras ações da Missão

Desde o dia 27 de outubro último, a Pró-Reitora de Graduação e Coordenadora do ECOSS, Jacqueline Freire, estava em Cabo Verde e participou da Oficina de Planos Locais, evento promovido pelo Programa de Cooperação Sul-Sul com Países Lusófonos e fruto da parceria da Campanha Nacional para o Direito à Educação e a Open Society Foundations. A professora Jacqueline apresentou a Unilab e o Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos e Cooperação Sul-Sul. A ONG Ação Educativa, parceira na criação do ECOSS, também integrou o evento com a participação do professor Salomão Ximenes.

De 29 a 31 de outubro, a Unilab apoiou o Instituto Universitário de Educação (IUE) na realização de sua Jornada Acadêmica. No dia 1º de novembro, já com a chegada dos outros integrantes da Missão, a Unilab/ECOSS e IUE promoveram o Colóquio Educação e Cooperação Sul-Sul, em parceira com a Ação Educativa e a Campanha Nacional para o Direito à Educação. O Colóquio promoveu discussões sobre a relação entre Educação e Cooperação, num diálogo entre o local e o internacional, apontando panoramas e perspectivas acerca dessa relação.

Professor John Hebert, professora Sofia Lerche e Robério Nery

A delegação da Unilab permanece no país até esta quinta-feira (08) e, neste período, John e Robério têm ainda na agenda a realização de parte de uma pesquisa de mapeamento das tecnologias e mídias utilizadas na educação em Cabo Verde.

Categorias