Unilab comemora Independência da Angola

Data de publicação  07/11/2012, 11:26

De 09 a 12 de novembro, a Unilab promoverá diversas atividades em comemoração à independência da Angola, celebrada no próximo dia 11. A programação iniciará nesta sexta-feira (09), das 12h às 14h, com a abertura do III Torneio Esportivo Independência. Neste dia, terá também a saudação do reitorado, a exibição do vídeo “Angola dos angolanos” e a apresentação de danças tradicionais do país.

O Torneio acontecerá no dia 10, com os jogos de vôlei feminino e masculino e de tênis de mesa, das 08h às 12h30, na Escola Estadual Brunilo Jacó, e as competições de futsal feminino e masculino e de xadrez, das 14h às 18h, no Ginásio Poliesportivo José Neves de Castro. Ao todo, são 17 equipes, em que participam cerca de 180 estudantes da universidade. As finais ocorrerão no próximo dia 17, no período da manhã.

No dia 11, os estudantes da Unilab, em especial os angolanos, terão a oportunidade de ir a Fortaleza para conferir a X Bienal Internacional do livro do Ceará, no Centro de Eventos do Ceará. Durante o evento, a Unilab promoverá uma programação com encontros, oficinas e debates (Informações no SITE). Os interessados devem preencher a inscrição e entregar na sala da Coordenação de Arte e Cultura. O horário de saída do ônibus é às 13h30.

A programação continuará no dia 12, das 12h às 14h, no Anfiteatro, com a palestra “Angola no século XXI”, ministrada pelo professor José Manuel Gonçalves, com a mediação da Pró-reitora de Graduação, Jacqueline Freire, e da Pró-reitora de Relações Institucionais, Selma Pantoja.

A iniciativa do evento tem como referência o Projeto Pátria Minha Pátria Livre, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), por meio da Coordenação de Assuntos Estudantis (CAE), e conta com o apoio da Pró-Reitoria de Administração (Proad), da Pró-Reitoria de Relações Institucionais (Proinst), e da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (PROPPGE), por intermédio da Coordenação de Ações Culturais (CAC). No decorrer deste ano, a Unilab comemorou a independência dos países parceiros como Timor-Leste, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau, além do Brasil.

Independência da Angola

A República de Angola, um país da costa ocidental de África, foi colônia de Portugal  até 1975. No dia 10 de novembro deste ano, foi proclamada a independência da Angola pelo Governo Português, mas ela só foi efetivada no dia seguinte, no dia 11 de novembro. A partir dessa época, os partidos políticos, Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), a União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) e a Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA), dão início a uma guerra civil, que dura até 2002.

Angola é hoje o segundo maior produtor de petróleo e exportador de diamantes da África Subsariana. A economia do país tem crescido fortemente, mas o índice de corrupção é um dos mais altos do mundo, e o Desenvolvimento Humano é muito baixo.

Programação completa:

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2012/11/Convite-independencia-Angola.pdf”]

Tabelas dos Jogos do III Torneio Independência

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2012/11/TABELA-III-TORNEIO-INDEPENDÊNCIA-UNILAB-VOLEI-TENIS.pdf”]

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2012/11/TABELA-III-TORNEIO-INDEPENDÊNCIA-UNILAB-FUTSAL-XADREZ.pdf”]