Unilab será tema do Globo Universidade

Data de publicação  07/11/2012, 17:06

O Globo Universidade está em Redenção, desde a última terça-feira (06), gravando programa sobre a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). A equipe do Programa é formada pelo apresentador Paulo Mario Martins, a produtora Julia Braga, o cinegrafista Edilson Santos, e o operador Rodrigo Rodrigues. O grupo finalizará as gravações nesta quinta-feira (07). O programa sobre a Unilab irá ao ar no dia 16 de março de 2013.

Apresentador do Globo Universidade Paulo Mario grava no pátio do Bloco Administrativo da Unilab

Nos três dias de filmagem, o Globo Universidade gravou com estudantes brasileiros e estrangeiros, professores e funcionários da Unilab. Segundo a produtora Julia Braga, a ideia da reportagem sobre a Unilab é mostrar como a sua proposta de cooperação acadêmica solidária entre países de língua portuguesa está funcionando e que impactos a Universidade está trazendo para a Região do Maciço do Baturité. “Queremos saber como a Unilab está mudando a vida dos estrangeiros que vieram pra cá em busca do sonho de conseguir um diploma de nível superior e ao concluírem o curso querem voltar ao seu país”, diz. A equipe gravou entrevistas com os estudantes Edgar Djú, de Guiné-Bissau, e Maria Evangelina da Silva dos Santos, do Timor Leste.

De acordo com o apresentador Paulo Mario Martins, a proposta da pauta é também mostrar a vida de brasileiros que estudam na Unilab e quais os impactos da Universidade no Maciço do Baturité. “Conhecemos a história do Paulo Roni Souza que mora aqui em Redenção e se não fosse a Unilab não poderia fazer um curso superior porque não tem condições de se mudar para Fortaleza. Então, a Unilab representa para muitos, como ele, a perspectiva de uma formação educacional melhor e a melhoria da qualidade de vida”, avalia Paulo Mario.

Fernando Leão, coordenador de Arte e Cultura da Unilab, é filmado pela equipe

O Globo Universidade também vai registrar, dentro de um quadro chamado Nota 10, a Quarta Cultural Maciço de Arte, evento promovido pela Coordenação de Arte e Cultura (CAC), da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (PROPPGE), que leva ao Campus da Liberdade apresentações artísticas de várias linguagens. Todos os eventos são gratuitos e abertos à comunidade. Na programação desta quarta-feira (07), será encenado espetáculo infantil “João Botão”, do Grupo Teatro Máquina, de Fortaleza. A apresentação faz parte do Programa Arte Retirante, do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), em parceria com a Unilab. “Essa programação é muito interessante porque aproxima a Universidade da comunidade da região. Muitas vezes, as pessoas veem a Universidade como muito distante e essa programação aproxima e estimula que muitos queiram estudar nela”, diz a produtora Julia Braga.

Outro quadro dentro do Globo Universidade é o “Eu amo o meu trabalho”. A nutricionista da Unilab Háquila Andréa Martins será entrevistada para mostrar como a Universidade define o cardápio oferecido no Restaurante Universitário tendo em vista as diversas nacionalidades dos seus alunos e professores. “Temos aqui alunos com hábitos alimentares diferentes, então pra nós é interessante mostrar como são montados os cardápios, o que é levado em consideração nessa hora do ponto de vista nutricional”, explica Julia.

O coordenador de Arte e Cultura da Unilab, Fernando Leão, que foi entrevistado pelo Globo Universidade, avalia que o programa sobre a Unilab trará uma maior divulgação de seu projeto inovador de formação acadêmica ainda desconhecido por grande parte da população cearense e brasileira. “É muito interessante porque a população vai passar a conhecer a proposta da Unilab de integração entre os países lusófonos. E até para nós, mais envolvidos nesse projeto, teremos um distanciamento que vai ser interessante para uma visão mais ampla do que é esse projeto Unilab”, avalia.

Globo Universidade

Compartilhar experiências para somar conhecimento. Com este objetivo, o Globo Universidade (GU), área da Central Globo de Comunicação, firma com o meio acadêmico parcerias que geram conteúdo de qualidade sobre a televisão brasileira, auxiliam na capacitação de talentos e promovem debates sobre temas relevantes nas áreas de comunicação, artes, ciências sociais e tecnológicas. O Globo Universidade está inserido na grade Globo Cidadania, que engloba também os programas Globo Ciência, Globo Ecologia, Globo Educação e Ação.

Programa Globo Universidade sobre a Unilab

Exibição: 16 de março de 2013

Exibido na Rede Globo (sábados, 7h), na Globo News (sábados, 15h30) e no Canal Futura (sábados, às 13h30; quartas-feiras, às 15h; quintas-feiras, às 3h).