Comemoração pela Independência de Angola prossegue com palestras nesta segunda (12)

Data de publicação  12/11/2012, 14:30

As atividades em homenagem à Independência de Angola, realizadas pelos alunos e pela Pró-Reitoria de Graduação, prosseguiram nesta segunda-feira (12) com uma palestra das professoras Selma Pantoja, Pró-Reitoria de Relações Institucionais, e Carla Susana Abrantes, da  Área de Humanidades e Letras. O encontro foi realizado no Anfiteatro do Campus da Liberdade, em Redenção, e contou com a participação de estudantes e servidores da Unilab.

Profa. Selma Pantoja, Pró-Reitora de Relações Institucionais

Selma Pantoja abordou o tema: “Narrativas sobre a Rainha Nzinga: entre a História e a Literatura”. A pró-reitora apresentou ao público a biografia e as diversas representações da mulher que é considerada uma heroína pelo povo angolano. Nzinga Mbandi nasceu no século XVI, período em que começava o domínio colonial português na região onde hoje se encontra Luanda, capital de Angola. A rainha é considerada um mito nacional devido sua luta e resistência contra a dominação européia.

Rainha Nzinga Mbandi

Após a apresentação da pró-reitora Selma Pantoja foi a vez da participação da professora Carla Susana Abrantes, com o tema “Angola em Reconstrução: Notas para um Debate”. Carla Susana nasceu em Angola em 1974, é filha de portugueses, e veio morar no Brasil ainda criança. Nos últimos anos, o foco da pesquisa dela se concentrou no modelo de desenvolvimento proposto por Portugal às então colônias entre os anos de 1950 e 1960, quando o processo de libertação já estava sendo discutido e reivindicado pelas nações dominadas.

Profa. Carla Susana Abrantes

A professora propôs uma reflexão aos alunos da Unilab, especialmente aos angolanos, que contemple esse olhar sobre o passado e as percepções acerca do presente e o futuro do país africano.