Professora norte-americana apresenta influências de povos antigos na cultura inglesa

Data de publicação  14/11/2012, 08:46

Patricia Ann Vaughan

A cultura Celta, povo que viveu na Grã-Bretanha há cerca de 1000 a.C, deixou influências em muitas partes do mundo. A música, símbolos, mitos e costumes celtas estão presentes na Irlanda, Escócia, Estados Unidos, Brasil e em outras partes do mundo. Quem compareceu à palestra “Língua e Cultura Inglesa”, ministrada pela professora americana Patricia Ann Vaughan, na noite desta terça-feira (13), no Campus da Liberdade, pôde fazer um passeio pela cultura Celta e de outros povos que deixaram influências culturais e linguísticas na cultura inglesa. O evento foi promovido pelo Clube de Inglês da Unilab.

Além dos Celtas, Patricia Ann Vaughan fez uma viagem sobre as influências deixadas na Grã-Bretanha pelo Império Romano (44 anos a.C), dos povos conhecidos como Vikings, da invasão dos Anglo-Saxões (tribos originárias de países germânicas), dentre outros. Ela explica que esses povos deixaram a influência na língua, mas que foram os Celtas que mais influenciaram culturalmente a Grã-Bretanha e outras partes do mundo.

Ela exemplifica que a festa de Halloween é uma influência celta, assim como a comemoração da Páscoa. “Os Celtas comemoraram na Páscoa o início da primavera. Esse significado que temos hoje foi trazido pelo Cristianismo”, explica. Segundo Patricia, a cultura celta tinha como características a estreita ligação com a natureza, a espiritualidade e o papel de destaque das mulheres. A professora afirma que o conhecimento da ligação entre a cultura e a língua de um povo é de extrema importância para o aprendizado da língua. “Não existe língua sem cultura, assim como não existe cultura sem língua”, diz.

Patricia Ann Vaughan, que mora no Brasil há 15 anos, nasceu em Oklahoma, nos Estados Unidos. Fez os cursos de Mestrado e Doutorado em Literatura da Língua Inglesa na University of Notre Dame, em Indiana (USA). É professora visitante do curso de Letras-Inglês da Universidade Federal do Ceará e professora de Inglês aposentada da Universidade Federal do Piauí. Sobre o convite de dar a palestra “Língua e Cultura Inglesa” na Unilab, Patricia destaca a proposta inovadora de integração acadêmica da Universidade. “Eu não conhecia a Unilab e fiquei encantada com esse trabalho tão grandioso que está sendo feito aqui”, destaca.