Versão final do Plano Diretor da Unilab é apresentada

Data de publicação  19/11/2012, 11:47

Imagem ilustrativa do Campus Auroras

Na manhã desta segunda-feira (19), foi iniciada a segunda etapa do 1º Seminário de Planejamento da Unilab. Na ocasião, o representante da empresa Urbi, Airton Ibiapina Montenegro Júnior, apresentou a versão final do Plano Diretor (Master Plan), documento que estabelece as diretrizes do uso e ocupação do espaço físico da universidade.

Coordenadora de Planejamento da Unilab, Fernanda Linard

O evento foi aberto pela coordenadora de Planejamento da Unilab, Fernanda Linard. “Hoje é a consolidação de um trabalho que vem sendo desenvolvido há algum tempo, que envolveu muitos estudos topográficos e ambientais. Esse documento é o resultado do longo planejamento da parte física da Unilab”, disse.

Representante da empresa Urbi, Airton Ibiapina Montenegro Júnior

No início da apresentação, o empresário Airton Ibiapina explicou como aconteceu a elaboração do documento. “A formulação do Plano Diretor foi bem articulado entre as três empresas participantes. Ele não surgiu de repente, pelo contrário, foi realizado a partir de muitos estudos preliminares geotécnicos e de caráter ambiental para conhecer a realidade antes de desenhar as futuras instalações”, comentou.

Ele falou ainda sobre os principais pontos do Master Plan. “O Plano Diretor é, na realidade, o instrumento básico que vai permitir, neste primeiro momento, a implantação e, posteriormente, a expansão física da Unilab. Originalmente, a universidade vai ocupar uma área que foi doada pelo Governo do Estado, entre Acarape e Redenção, em uma área total com mais de 130 hectares, em que vai beneficiar 5 mil estudantes, 800 funcionários e 400 professores”, ressaltou. Sobre o sistema de transportes, ele ponderou: “O local vai possuir uma malha viária que irá garantir o acesso de pedestres, ciclistas e automóveis, porém, será priorizado o transporte coletivo, com a disposição de micro-ônibus, para a circulação no lugar. Além disso, haverá acessibilidade universal”.

Airton Ibiapina destacou também a preocupação da equipe em preservar o espaço natural. “O projeto foi concebido para que as edificações estejam em harmonia com o meio ambiente. O Master Plan incentiva o reuso da água e o reaproveitamento de todos os resíduos. O nosso foco é a sustentabilidade”, esclareceu.

Inauguração do Campus dos Palmares

Como parte da programação da segunda etapa do 1º Seminário de Planejamento, nesta terça-feira (20), às 10h, será inaugurado o Campus dos Palmares, localizado no município de Acarape. A solenidade, que acontece na data em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, será realizada pelo reitor Paulo Speller, com a presença de pró-reitores, professores e estudantes da Unilab, além de autoridades locais e de demais convidados.