Quarta Cultural Maciço de Arte promove Conferência sobre Teatro em Cabo Verde

Data de publicação  20/11/2012, 17:14

A programação desta quarta-feira (21) na Quarta Cultural Maciço de Arte – Especial será dedicada ao debate sobre o teatro cabo-verdiano. O diretor do Grupo de Teatro do Centro Cultural Português – Polo Mindelo/Cabo Verde, João Branco, apresentará, às 19 horas, no Anfiteatro da Unilab, a Conferência “O Teatro em Cabo Verde e a Crioulização: da Antropologia para os Palcos”. O evento é aberto ao público e gratuito.

Montagem do Grupo de Teatro do Centro Cultural Português do Mindelo – Cabo Verde

O Grupo de Teatro do Centro Cultural Português do Mindelo – Cabo Verde existe desde 1993. Ele foi montado por participantes do Curso de Iniciação Teatral, promovido pelo Centro Cultural Português – Instituto Camões / Pólo do Mindelo e pelo Centro Cultural do Mindelo. A proposta do grupo é contribuir para a promoção e o desenvolvimento do teatro cabo-verdiano.

O Grupo tem mais de 40 espetáculos montados entre textos de autores conhecidos com leituras “crioulas” ou caboverdianas como: Oscar Wilde, Molière, Garcia Lorca, William Shakespeare e também criações coletivas do grupo. Com participação em inúmeros festivais, já se apresentou em palcos de Portugal, Itália, Espanha, Holanda e Brasil, e já ganhou por duas vezes o Prêmio do Mérito Teatral por Portugal e por Cabo Verde.

O diretor teatral João Branco vai apresentar a Conferência  “O Teatro em Cabo Verde e a Crioulização: da Antropologia para os Palcos”

Perfil do Diretor

João Branco nasceu em Paris, França, mas tem nacionalidade portuguesa e cabo-verdiana. É pós-graduado em Teatro, com especialização em Encenação pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa. É diretor artístico do Centro Cultural Português – ICA / Pólo do Mindelo – Cabo Verde, onde também exerce os cargos de coordenador e monitor dos cursos de Iniciação Teatral. João Branco detém em seu currículo inúmeras premiações por seu papel de destaque na área cultural, destacando-se, em 2011, a condecoração com a 1ª Classe da Ordem do Vulcão, atribuída pelo presidente da República de Cabo Verde; e em 2010 pela distinção com o Prêmio de Mérito Teatral atribuído pela Associação Artística e Cultural Mindelact.

Quarta Cultural Maciço de Arte – Audiovisual

Conferência: O Teatro em Cabo Verde e a Crioulização: Da Antropologia para os Palcos

Conferencista: João Branco – Diretor do Grupo de Teatro do Centro Cultural Português – Polo Mindelo/Cabo Verde

Data: 21/11/12 (Quarta-feira)