Unilab inaugura Campus dos Palmares

Data de publicação  20/11/2012, 14:43

Inauguração do Campus dos Palmares ocorreu nesta terça (20)

A Unilab comemora mais uma conquista. A partir desta terça-feira (20), data em que o Brasil comemora o Dia da Consciência Negra, o reitor Paulo Speller inaugurou o Campus dos Palmares, o local abrigará uma parte das novas instalações da Unilab. Na solenidade, que ocorreu nesta manhã, estudantes, professores, pró-reitores e técnicos-administrativos da universidade, além de moradores da região e líderes políticos, conferiram e aprovaram o novo espaço destinado para as atividades acadêmicas.

Reitor Paulo Speller

O reitor Paulo Speller destacou o atual momento histórico vivido pela Unilab, com a aquisição de mais um espaço, e a simbologia da figura de Zumbi dos Palmares para as conquistas da população negra no Brasil. “Em kimbundu, a palavra Zumbi significa espírito. Sempre que estivermos aqui vamos lembrar desse espírito de luta que o líder dos Palmares nos representa. Precisamos ter ousadia para seguir em frente e estamos avançando ainda mais, consolidando uma política afirmativa para os moradores da região do Maciço de Baturité e de demais regiões do Brasil, além dos nossos irmãos parceiros de países africanos e asiáticos”, ressaltou.

Atual prefeito de Acarape, Acélio Paulino Freitas

O terreno, onde está localizado o novo Campus, foi doado pelo atual prefeito de Acarape, Acélio Paulino Freitas. Ele, que estava presente na solenidade, parabenizou a conquista da Unilab. “Hoje, eu me sinto honrado por estar aqui e fazer parte desse momento. Com o advento dessa universidade, toda a região cresceu, e os alunos foram incentivados a estudar mais, a se qualificar mais e a realizarem seus sonhos. Agradeço ao presidente Lula, ao governador Cid Gomes e ao professor Paulo Speller em tornar a Unilab uma realidade”, comentou.

Deputado Artur Bruno

O deputado federal Artur Bruno também prestigiou o evento. “A Unilab é uma grande conquista para os países luso-afro-brasileiros, com a presença de jovens estudantes de países africanos e do Timor-Leste, e para a educação brasileira, sobretudo, para jovens da região do Maciço de Baturité”, disse.

Fernando Afonso, pró-reitor de Planejamento

O pró-reitor de Planejamento, Fernando Afonso, responsável pelo projeto do Campus dos Palmares, lembrou: “transformamos uma antiga fábrica em um espaço adequado para as atividades acadêmicas, atendendo as demandas de ampliação da Unilab”.

Pró-reitora de Graduação, Jacqueline Freire, e pró-reitora de Administração, Adênia Guimarães

A pró-reitora de Graduação, Jacqueline Freire, falou sobre as expectativas do novo campus. “A inauguração desse espaço fortalece o ensino de graduação, porque vai possibilitar a ampliação de vagas para 2013, além disso, resguarda a necessária qualificação acadêmica que os estudantes devem ter ao conquistar um local com condições de infraestrutura adequadas”, apontou.

Professor de Bioquímica, Washington Barros

O professor de Bioquímica, Washington Barros, avaliou o local. “Eu me surpreendi quando entrei aqui. Gostei do espaço, das salas de aula e das salas dos professores. Vi que há uma qualidade dos materiais que foram utilizados e da acústica”, analisou. Sobre as expectativas, ele assinalou: “espero que o novo Campus possa contribuir com o início da expansão da Unilab e que as aulas práticas possam, de fato, acontecer no próprio espaço da universidade, possibilitando um maior aproveitamento dos alunos”.

Cindy Pimenta Magalhães, estudante do curso de Enfermagem

A estudante do curso de Enfermagem, Cindy Pimenta Magalhães, fez as primeiras análises sobre o espaço. “Acho que está bem estruturado, as salas são bem organizadas. Quero aproveitar bastante tudo o que tem para oferecer”, falou.

Estudante da Unilab, Delcio Barreto

O santomense Delcio Barreto, do curso de Ciências da Natureza e Matemática, também deu a opinião sobre o local. “Achei um lugar atraente. Acredito que vou me dar muito bem aqui. Gostei das salas e do o RU, que está mais perto”.

Fachada do Campus dos Palmares

Salas de aula

Copa dos professores

Corredor de acesso às salas

Espaço que será a biblioteca

O novo Campus, localizado no município de Acarape, a cerca de 4 km do Campus da Liberdade, possui 1.700 m², em que estão divididos em 12 salas de aula climatizadas, banheiros, uma biblioteca, 11 gabinetes para professores e um refeitório. O início das aulas no local está previsto para 04 de janeiro. Os cursos iniciais que serão realizados no Campus dos Palmares são Enfermagem, Engenharia de Energias e Ciências da Natureza e Matemática, beneficiando mais de 360 alunos e 40 professores.