Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) completa 26 anos de criação

Data de publicação  26/11/2012, 16:09

A Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) completa neste dia 26 de novembro 26 anos de criação. A AULP é uma organização internacional constituída por membros titulares e associados que tem como objeto promover a cooperação entre universidades e instituições de ensino e investigação de nível superior por via do incremento do intercâmbio de investigadores e estudantes, estimulando a reflexão sobre a função do ensino superior e o desenvolvimento de projetos conjuntos de investigação científica e tecnológica, bem como o intercâmbio generalizado de informação.

A AULP tem como membros titulares Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. No âmbito das suas atividades, a Associação é responsável por algumas atividades, tais como encontros anuais; reuniões bilaterais temáticas; edições; Prémio Fernão Mendes Pinto; Revista Internacional em Língua Portuguesa (RILP); atas dos encontros; edições que promovem a língua portuguesa e as culturas nacionais; fomento de pós-graduações multilaterais; Observador Consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Jorge Ferrão, presidente da AULP

Em mensagem alusiva ao 26º aniversário da AULP, o presidente da Presidente da AULP, Professor Doutor Jorge Ferrão, destacou que atualmente o principal desafio da entidade é massificar a sua atuação. “O cidadão comum precisa se identificar com os objetivos que a AULP pretende alcançar. Precisamos ser mais interventivos e relevantes. Enfim, procuramos maior visibilidade e espaço de afirmação económica, política e cultural em todos os países da CPLP, incluindo Macau e Timor Leste”, afirma.

O reitor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) Paulo Speller parabenizou, por email, o professor Jorge Ferrão pelo aniversário da entidade. “Sinta-se abraçado nesta data festiva de celebração de nossos 26 anos de existência. A Unilab sente-se honrada em participar e contribuir para o desbravamento de tantos desafios que se colocam a uma Associação que se espalha por todos os rincões de nosso planeta, buscando unir todas as nossas universidades, ao mesmo tempo em que queremos uma relação com outras regionalidades, línguas e culturas, povos, enfim”, diz.

Para mais informações, acesse o site da AULP.