Quarta Cultural apresentará a peça “O Poeta, O Guerreiro, O Profeta, Um Gênio e Christiane F. 13 anos, drogada e prostituída”

Data de publicação  26/11/2012, 16:44

A peça “O Poeta, O Guerreiro, O Profeta, Um Gênio e Christiane F. 13 anos, drogada e prostituída”, do Grupo Experimental de Pesquisa em Teatro, de Fortaleza, será a atração desta Quarta Cultural Maciço de Arte – Teatro. O enredo da encenação é propositadamente uma sátira à personalidade humana rotulada por uma sociedade tradicional que costuma ter por herói um indivíduo, forte, digno e de caráter imutável. A apresentação será às 19 horas, no Pátio do Bloco Administrativo da Unilab. O evento é aberto ao público e gratuito.

A peça trata-se de uma combinação de cinco acontecimentos históricos coletados e adaptados de revistas, livros e obras clássicas que ilustram temas como liberdade, cidadania, vida e arte, e que misturados em doses variáveis, sutis e despretensiosas geram uma combinação de circunstâncias que se correspondem simetricamente dentro de um espaço demarcado onde os atores se movimentam de forma precisa, técnica e objetiva. A intenção da peça é traduzir nesses acontecimentos a simplicidade e o exagero artificial da rigidez natural dos fatos da forma como eles se mostram, revelando assim, o homem histórico e não o “herói”, aproximando os poderes que regeram a época do primeiro da nossa realidade.

Na lista de personagens, o poeta é Joseph Brodsky, julgado na antiga União Soviética em 1964, fato comentado na época em várias revistas do Ocidente. No Brasil, os textos taquigráficos do seu julgamento foram publicados na revista Cadernos Brasileiros nº 25. O Guerreiro é o general fascista Milan Astray, ex-combatente mutilado pela Guerra Civil Espanhola que comandava as tropas coloniais para derrubar o regime republicano. O Profeta é Anne Frank, uma menina judia assassinada pelos nazistas no campo de concentração de Belsen. A cena é adaptada do Livro “O Diário de Anne Frank”. O Gênio é o compositor clássico Ludwig Van Beethoven, seu fragmento foi adaptado da coletânea “Mestres da Música” de Mike Venezia. E Chistiane F. é uma jovem cuja vida de drogas e prostituição virou Best Seller e filme cultuado na década de 1980.

Quarta Cultural Maciço de Arte – Teatro

Espetáculo: O Poeta, O Guerreiro, O Profeta, Um Gênio e Christiane F. 13 anos, drogada e prostituída.

Grupo Experimental de Teatro (Fortaleza-CE)

Data: 28/11/12 (Quarta-feira)

Horário: 19h às 21h

Local: Pátio do Bloco Administrativo da UNILAB – (Avenida da Liberdade, 03. Centro- Redenção-CE-Brasil)