Professores da Unilab são aprovados no Programa Jovens Pesquisadores da Funcap

Data de publicação  27/11/2012, 12:03

Rafaella Pessoa Moreira, Aluízio Marques da Fonseca e Aiala Amorim

Os professores da Unilab, Aiala Amorim, Aluízio Marques da Fonseca e Rafaella Pessoa Moreira, foram aprovados pelo Programa Jovens Pesquisadores (Edital n° 07/2012) da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). No total, 106 propostas foram submetidas, sendo 49 aprovadas e outras 14 classificáveis. A professora de Física, Danila Fernandes Tavares, ficou entre os classificáveis.

O programa tem como objetivo apoiar a aquisição, instalação, modernização, ampliação ou recuperação da infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica nas instituições de ensino superior e pesquisa, visando dar suporte à fixação de jovens pesquisadores e formação de novos grupos, em quaisquer áreas do conhecimento.

Aluízio Marques da Fonseca

O professor de Química do curso de Ciências da Natureza e Matemática, Aluízio Marques da Fonseca, teve o projeto “O aproveitamento da biomassa do café: uma análise fitoquímica e sustentável” aprovado pelo programa. Segundo o pesquisador, o estudo vai analisar o reaproveitamento da biomassa do café, mais conhecida como borra, e perceber os benefícios para a região do Maciço de Baturité. “Sabe-se que a borra possui óleo, corante, carboidratos e outros constituintes, mas a partir do óleo extraído, iremos estudar a possibilidade de produzir biodiesel, agregando valores ao material que, hoje, não é reaproveitado”, explicou. A execução do projeto será iniciada no primeiro trimestre do próximo ano, com a participação de três professores da Unilab e o docente da Universidade Federal do Ceará, Francisco José Queiroz Monte.

Aiala Amorim

A professora do curso de Agronomia, Aiala Amorim, foi aprovada com o projeto intitulado “Ecofisiologia e produtividade de alecrim pimenta (Lippia sidoides) nas condições edafoclimáticas do Maciço de Baturité, Ceará”, em que vai estudar a planta medicinal Lippia sidoides, a partir da realização de experimentos em duas épocas diferentes e sob diferentes condições de luz. “A pesquisa está em fase inicial. No decorrer do projeto, iremos fazer estudos dos aspectos ecológicos, fisiológicos e bioquímicos dessa espécie para que possamos conhecer as suas potencialidades para a região do Maciço”, ressaltou.

Rafaella Pessoa Moreira

Rafaella Pessoa Moreira, do curso de Enfermagem, também foi contemplada com o programa, com aprovação do projeto “Avaliação da saúde cardiovascular de idosos do Maciço de Baturité”. A pesquisa vai realizar a verificação da pressão arterial, glicemia, colesterol e triglicerídeos de 328 idosos que praticam atividades promovidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de 13 municípios da região. “A partir desse estudo, teremos conhecimento sobre a questão cardiovascular dessa população, o que nos possibilitará futuramente intervir de forma mais efetiva”, destacou. Participam desse projeto também três docentes colaboradores, quatro bolsistas e a professora Thelma Leite de Araújo, da UFC.

O resultado completo do Edital n° 07/2012 – Programa Jovens Pesquisadores pode ser acessado no LINK.