Professor Carlos Subuhana participa da 2ª Conferência Internacional – Os intelectuais Africanos face aos desafios do século XXI

Data de publicação  30/11/2012, 14:06

O professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) Carlos Subuhana participou, em Maputo, Moçambique, de 28 a 29 de novembro, da 2ª Conferência Internacional – Os intelectuais Africanos face aos desafios do século XXI – em Memória de Ruth First (1925-1982). O evento marcou também o 50º aniversário da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), local onde foi realizado o evento.

Professor Carlos Subuhana

De acordo com Carlos Subuhana, o evento trouxe à mesa questões e discussões de caráter teórico e metodológico que marcam os debates mais recentes em África, com um enfoque para África Austral, Moçambique e os países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOPs). Os resultados trazidos pelo debate foram uma forma de homenagear Ruth First, jornalista, professora universitária e ativista sul-africana que lutou contra o apartheid, assassinada há 30 anos, em agosto de 1982, nas instalações da UEM, em Maputo, vítima de uma carta-bomba.

A conferência teve carácter internacional e um enquadramento multidisciplinar. Foram feitos debates sobre o papel que os intelectuais e as disciplinas de ciências sociais e humanidades desempenham na interpretação do mundo, e até que ponto as suas ações contribuem para uma maior eficácia das decisões políticas e administrativas, no quadro da responsabilidade social que cabe aos intelectuais e às universidades e centros de pesquisa.