Unilab sedia evento sobre os 10 anos do Plano de Desenvolvimento Regional do Maciço e o II Encontro de Lideranças do Maciço de Baturité

Data de publicação  03/12/2012, 15:37

A Associação dos Municípios do Maciço de Baturité (Amab) e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), através da Coordenação de Extensão, promovem na próxima quarta-feira (5) os eventos PDR+10 e Gestão Pública – uma avaliação dos 10 anos do Plano de Desenvolvimento Regional do Maciço e o II Encontro de Lideranças do Maciço de Baturité. Na ocasião, será lançado o livro Patrimônio do Maciço de Baturité pelo Instituto Olhar Aprendiz.

A solenidade de abertura será às 8h30 no Auditório do Campus da Liberdade, Redenção, com a presença de autoridades locais e do Governo do Estado do Ceará. Francisco Tavares, da Amab, explica que o evento servirá para apresentar aos gestores municipais e estaduais as ações previstas no PDR do Maciço do Baturité que foram realizadas e as que ficaram por fazer ao longo desses 10 anos. “Nesse momento em que os gestores municipais vão mudar, essa apresentação será muito importante”, diz.

Na programação do evento também haverá a apresentação do projeto Estações de Desenvolvimento Ambiental Sustentáveis (Edas). A exposição será realizada por Roberto Otoch, diretor de Desenvolvimento de Biodiversidade da Fundação Mata Atlântida Cearense e atual secretário de meio ambiente do município de Mulungu; e por Marcos Arruda, da Divisão de Alternativas Econômicas da mesma fundação.

Segundo Roberto Otoch, as Edas fazem parte de um consórcio ambiental composto por entidades civis e parceiros governamentais. As Edas serão instaladas em nove sítios de pelo menos 100 hectares espalhados pelas regiões do Ceará. Nas Estações serão realizadas pesquisas nas áreas de tecnologia, agronomia, agroecologia, meio ambiente, economia ambiental, turismo ambiental e criados outros projetos de desenvolvimento. “Nesse evento, estaremos abertos a sugestões”, diz.

Ao longo da programação, serão realizados dois debates sobre planejamento. A primeira palestra terá como tema “O Planejamento Regional e a Importância do PDR para o Desenvolvimento do Maciço do Baturité” e será apresentada por Luiza Mota, que participou da elaboração do PDR, e Aparecida Façanha, representante da Secretaria das Cidades do Governo do Estado do Ceará. O segundo debate “Os Instrumentos de Gestão e o Planejamento da Gestão Pública” será apresentado pelo Pró-Reitor de Planejamento da Unilab, Fernando Afonso Ferreira.

8h às 9h – Credenciamento e café da manhã

9h – Solenidade de Abertura

9h20 – Apresentação institucional da Unilab

9h40 – Apresentação do Projeto EDAS – Estações de Desenvolvimento Ambiental Sustentáveis / CONDACE–UNILAB