Edital recebe propostas de atividades na IV Reunião Equatorial de Antropologia (REA) e na XIII Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste

Data de publicação  04/12/2012, 17:40

De 04 a 07 de agosto de 2013, o Ceará irá sediar a IV Reunião Equatorial de Antropologia (REA) e a XIII Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste. Os eventos serão realizados concomitantemente no Centro de Humanidades da UFC. No dia 03 de agosto, a Unilab promoverá no Campus da Liberdade, em Redenção, uma programação especial para os participantes e convidados. A comissão organizadora dos eventos lançou edital de convocação para propostas de grupos de trabalho, mesas-redondas, fóruns, sessões extramuros, minicursos, trabalhos e pôsteres, mostra de fotografias e filmes etnográficos.

Comissão organizadora dos eventos de antropologia se reuniu na Unilab

Os eventos são uma promoção da Universidade Federal do Ceará (UFC), em parceria com a Universidade Estadual do Ceará (Uece), Universidade Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e Universidade Regional do Cariri (Urca). Os encontros acadêmicos irão reunir professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação em torno do tema geral “Saberes locais e experiências transnacionais: interfaces do fazer antropológico”.

As inscrições de propostas de mesas-redondas, fóruns, sessões extramuros, grupos de trabalho e minicursos já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 11 de janeiro de 2013. A divulgação das propostas selecionadas será no dia 05 de fevereiro de 2013. Já as inscrições de propostas e trabalhos e pôsteres para os grupos de trabalho serão de 18 de março de 2013 a 10 de abril de 2013. Todas as propostas de atividades deverão ser apresentadas através do preenchimento de formulários correspondentes em anexo ao edital. Os formulários devem ser enviados para o seguinte email: atividadesreaabanne2013@gmail.com.

Os eventos estão sendo organizados por uma comissão formada por representantes das universidades participantes. Na tarde desta terça-feira (04/12), o grupo se reuniu no Anfiteatro do Campus da Liberdade da Unilab, em Redenção. A professora do Departamento de Ciências Sociais da UFC, Isabelle Braz, diz que  a realização dos dois eventos no Ceará deve fortalecer a área de Antropologia no Ceará para a concretização de um projeto futuro que é a criação do primeiro Programa de Pós-Graduação em Antropologia no Estado. “Com a parceria de outras universidades, queremos fortalecer a área de Antropologia e dar consistência a esse projeto de pós-graduação”, explica.

A também professora do Departamento de Ciências Sociais da UFC, Lea Carvalho Rodrigues, acrescenta que o estudo da Antropologia no Ceará é anterior à criação do curso de Ciências Sociais da UFC, em 1968. “Na origem, antes de existir o Curso de Ciências Sociais, existia  o Instituto de Antropologia que já formava antropólogos. Então, é urgente a criação da pós-graduação em Antropologia no Ceará”, diz.

Como membros da comissão organizadora, os professores da Unilab Carla Susana Além Abrantes e Luis Tomás Domingos apresentaram a proposta de a Unilab promover no dia 03 de agosto um pré-evento no Campus da Liberdade. Segundo Luis Tomás Domingos, será uma oportunidade de os participantes dos eventos conhecerem o projeto acadêmico da Unilab. “Como parceiros nesses eventos, queremos apresentar o nosso projeto de integração acadêmica com os países lusófonos e as experiências de ensino, extensão e pós-graduação”, explica. A programação completa do evento ainda está sendo finalizada.

Edital de convocação de atividades acadêmicas

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2012/12/EDITAL_IV_REA-ABANNE_20121-1.pdf”]

Qualquer dúvida sobre os encontros podem ser encaminhadas para a secretaria do evento: secretariareaabanne2013@gmail.com.

Concurso para a escolha da logomarca do evento

A comissão organizadora da IV Reunião Equatorial de Antropologia (REA) e da XIII Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste também lançaram edital para o concurso de criação da logomarca e identidade visual do evento. As propostas deverão ser encaminhadas por email para comreaabanne2013@gmail.com. O prazo do envio das propostas será dia 7 de dezembro de 2012, às 17 horas.

Confira o edital e participe!

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2012/12/114054721-Edita-Rea-Abanne-2013.pdf”]