Alunos de Enfermagem promovem ação sobre hipertensão nesta sexta-feira (07/12) no pátio

Data de publicação  05/12/2012, 17:25

Alunos do 4º trimestre do Curso de Enfermagem da Unilab vão realizar, na próxima sexta-feira (07/12), das 12 horas às 14 horas, no Pátio do Bloco Administrativo do Campus da Liberdade, uma ação de promoção da saúde. Os estudantes vão distribuir panfletos sobre os cuidados preventivos da hipertensão e realizar aferição da pressão arterial e realizar o cálculo do índice de massa corporal (IMC). O evento é voltado para o público interno da Universidade. A atividade será coordenada pelos professores Washington Barros e Auxiliadora Fechine que ministram a disciplina de Fisiologia Humana.

A hipertensão é uma doença democrática que acomete crianças, adultos e idosos, homens e mulheres de todas as classes sociais e condições financeiras. Popularmente conhecida como “pressão alta”, está relacionada com a força que o sangue faz contra as paredes das artérias para conseguir circular por todo o corpo. O estreitamento das artérias aumenta a necessidade de o coração bombear com mais força para impulsionar o sangue e recebê-lo de volta. Como conseqüência, a hipertensão dilata o coração e danifica as artérias.

Considera-se hipertensa a pessoa que, medindo a pressão arterial em repouso, apresenta valores iguais ou acima de 14 por 9 (140mmHg X 90mmHg). Hipertensos têm maior propensão para apresentar comprometimentos vasculares, tanto cerebrais, quanto cardíacos. A doença só provoca sintomas em fases muito avançadas ou quando a pressão arterial aumenta de forma abrupta e exagerada. Algumas pessoas, porém, podem apresentar sintomas, como dores de cabeça, no peito e tonturas, entre outros, que representam um sinal de alerta.

Para mais informações sobre hipertensão:

CARTILHA

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2012/12/Hipertensão-CARTILHA.pdf”]

FOLDER

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2012/12/Hipertensão-FOLDER.pdf”]

SITE DO MÉDICO DRÁUZIO VARELLA