Parceria entre Unilab e UFAL vai formar professores e tutores na modalidade a distância

Data de publicação  05/12/2012, 18:23

A Universidade Federal de Alagoas (UFAL), através da Coordenadoria Institucional de Educação a Distância (Cied), vai cooperar tecnicamente com a Unilab na implementação dos cursos na modalidade a distância. A coordenadora do Núcleo de Formação da Cied, Lilian Carmen Lima, esteve na Unilab durante três dias em reuniões de trabalho sobre a formação de professores e tutores que vão trabalhar nos cursos a distância da Universidade. Atualmente, a Unilab está com inscrições abertas para o curso de graduação em Administração Pública e para as especializações em Gestão em Saúde, Gestão Pública Municipal e Gestão Pública na modalidade a distância.

Coordenadora do Núcleo de Formação da Cied da UFAL, Lilian Carmen, e professora Cida, da Unilab

O contato com a UFAL foi feito pela coordenadora da Educação Aberta e a Distância (Cead) da Unilab, Maria Aparecida da Silva (Cida), em visita à instituição no final de novembro. Ela explica que a UFAL tem larga experiência no uso de metodologias e na formação de pessoal para os cursos na modalidade a distância. Cida atuou como coordenadora do curso piloto de Administração na modalidade a distância e acompanhou o crescimento da Cied na UFAL. “Vamos contar com a qualidade e a competência da UFAL na educação a distância, inclusive com a sua experiência na estruturação dos polos do interior”, diz.

Reunião de trabalho entre Lilian Carmen e Marília Domingos, da Cead/Unilab, e a coordenadora de Extensão, Sâmia Maluf

A primeira parceria com a UFAL foi a ajuda técnica na elaboração do Programa de Aperfeiçoamento e Capacitação Continuada (PACC) que a Unilab deve enviar à Capes até o dia 12 de dezembro para assegurar a destinação de recursos para a formação de professores e tutores dos cursos na modalidade a distância. “Aqui na Unilab realizamos reuniões de trabalho para ajudar na formatação do PACC e discutimos projetos de formação continuada da instituição para todos os cursos, presenciais e na modalidade a distância. Vim trazer a experiência na UFAL para que a Unilab possa adequar a sua realidade”, explica a coordenadora do Núcleo de Formação da Cied, Lilian Carmen Lima.

Lilian Carmen Lima explica que como os primeiros cursos na modalidade a distância vão começar antes da liberação de recursos pelo PACC, previsto para março de 2013, a UFAL vai enviar ao Ceará um grupo de profissionais capacitados para habilitar os professores, tutores e servidores da Unilab e ajudar na elaboração do material didático para os cursos a distância. “Devemos formar uma média de 25 professores e tutores da Unilab para trabalharem no primeiro e segundo trimestre de 2013”, diz.