Professores da Unilab lançam livros sobre cinema e filosofia e diversidade sexual

Data de publicação  07/12/2012, 16:55

Dois professores da Unilab lançam publicações sobre cinema e filosofia; e diversidade sexual. O professor da Unilab Ronie Alexsandro Teles da Silveira é organizador, juntamente com Sérgio Schaefer, do livro “O Cinema Brasileiro e a Filosofia”, lançado pela Editora da Universidade Federal de Uberlândia. O professor Carlos Eduardo de Oliveira Bezerra participou, com Adailson Moreira e Telma M. da Silva, da organização do livro “Arco-Íris Revisitado – diversidade sexual em pauta”, publicado pela Editora Escândalo, de Porto Alegre.

A publicação do livro “O Cinema Brasileiro e a Filosofia” é parte de um projeto de diálogos entre a Filosofia e outras áreas da cultura brasileira. De acordo com os autores, a ideia básica do projeto desses diálogos é alimentar a reflexão filosófica com temas do Brasil e enriquecer a consciência nacional. A obra foi precedida de outros dois títulos: “Drummond e a Filosofia” e “Caetano e a Filosofia”, e tem como objetivos levar a Filosofia ao diálogo com o Brasil e possibilitar acesso de um público leitor amplo ao conhecimento filosófico. Na publicação, o professor Ronie Alexsandro Teles também é autor de um capítulo intitulado “A revolução além da razão”, no qual ele dialoga com o cinema de Glauber Rocha e reflete sobre o entendimento do caráter revolucionário do cinema feito pelo cineasta.

O livro “Arco-Íris Revisitado – diversidade sexual em pauta” tem como foco a juventude LGBTTT e aborda uma variedade de temáticas que vão desde a exposição da luta do movimento homossexual no Brasil até a análise de textos literários cujas temáticas tocam, de um modo direto ou indireto, na questão da homossexualidade. A publicação oferece visões variadas sobre a questão das homossexualidades, trazendo a público pesquisas em várias áreas das ciências humanas que apontam para um aprofundamento significativo sobre as diversas questões que nos tem afetado enquanto sujeitos ao longo do tempo.

O cinema brasileiro e a Filosofia

Organizadores: Ronie A. T. da Silveira; Sérgio Schaefer

Arco-Íris Revisitado

Organizadores: Adailson Moreira, Carlos E. Bezerra, Telma M. da Silva (Orgs.)