Representantes da Bahia e do Ceará se reúnem em Oficina de Cultural Digital

Data de publicação  07/12/2012, 11:11

Integrantes da Unilab, do Ministério da Cultura, da Secretaria de Cultura do Governo da Bahia e da Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde (BA) participaram nos dias 05 e 06 de dezembro da Oficina de Cultura Digital, no Campus da Liberdade, em Redenção. O objetivo do encontro foi discutir as condições para a elaboração de um programa de formação em culturas digitais na cidade de São Francisco do Conde, sede do Campus da Unilab na Bahia.

Durante a oficina, foram debatidos temas como economia criativa, polo digital e avanços tecnológicos no país. Na ocasião, os participantes discutiram a proposta preliminar de um curso de bacharelado em Cultura Digital, a ser desenvolvido em São Francisco do Conde, em que foram analisados o público atendido, as diretrizes, o projeto político pedagógico, dentre outros aspectos. A coordenadora de Extensão da Unilab, Sâmia Maluf, avaliou de forma positiva a ideia do novo curso de graduação. “A proposta é muito interessante, inovadora e ousada, o que nos estimula a atuar em várias direções já que apresenta uma nova forma de trabalho e articulação. Neste caso, as diferentes esferas do poder público vão construir em conjunto essa ideia”, esclareceu a coordenadora.

Débora Farias Barbosa, analista de TI da Unilab, participou da oficina e falou sobre as possibilidades de atuação dos futuros profissionais formados por este curso. “A propostas é que essa graduação ofereça disciplinas nas áreas de tecnologia, humanidades e gestão. Então, é um curso que vai atrair pessoas que já atuam na área e não tem uma qualificação acadêmica. O curso não possui uma única linha de formação, mas apresenta de tudo um pouco”, comentou.

Participaram dos encontros membros do Ministério da Cultura, Selma Santiago; da Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia, Diogo Carvalho e Laura Bezerra; e da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Francisco do Conde, Ana Cristina Oliveira; além de representantes da Unilab como, a coordenadora de Extensão, Sâmia Maluf, o coordenador de Pesquisa, Áurio Lúcio Leocádio da Silva, a analista de TI, Débora Farias Barbosa, e o professor John Félix.