Professora Socorro Rufino assume coordenação da Ripes

Data de publicação  12/12/2012, 12:32

Socorro Rufino

A professora da Unilab, Socorro Rufino, assumiu como coordenadora da Rede de Instituições Públicas de Educação Superior (RIPES) para a Cooperação na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A portaria de nomeação foi assinada no dia 26 de novembro. Nesta terça-feira (11), a nova coordenadora participou de reunião com o reitorado da Unilab, quando foi apresentada oficialmente.

“O Projeto Ripes tem a intenção de fortalecer e ampliar as ações já existentes, trabalhando em conjunto, de forma transparente e participativa. Nesta perspectiva, pretendemos realizar um mapeamento e planejamento para traçar o panorama de cada país, para cada um dos pilares envolvidos na Rede”, comentou a coordenadora do projeto.

A Rede pretende promover, de maneira estável e continuada, o intercâmbio de conhecimento, a mobilidade acadêmica e a capacitação de profissionais em diversas áreas dos países parceiros, além de fortalecer e estruturar centros de educação à distância nas IPES, estruturas de referência para a cooperação entre o Brasil, os PALOPs e Timor-Leste no campo da formação profissional, acadêmica e técnica. Em 2013, serão realizadas estratégias de mobilização da comunidade acadêmica da Unilab e de demais Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES), missões internacionais, encontros de articulação e seminários de formação.