Divisão de Saúde promove Oficina “Conhecendo o SUS e a Rede de Saúde”

Data de publicação  13/12/2012, 16:36

A Divisão de Saúde da Unilab promoveu, na tarde quinta-feira (13), a Oficina “Conhecendo o SUS e a Rede de Saúde”. A atividade faz parte de uma ação integrada da Pró-Reitoria de Administração e da Pró-Reitoria de Graduação. O encontro reuniu estudantes estrangeiros recém-chegados a Redenção. Segundo a enfermeira Fabiane Lima e a psicóloga Luana Rêgo Colares, que coordenaram a oficina, o objetivo do encontro foi apresentar aos alunos calouros o Sistema Único de Saúde (SUS), os níveis de atendimento e a rede de saúde em Redenção. Mas elas avisam que a oficina será realizada com todos os alunos da Unilab. Na próxima segunda-feira (17), o mesmo grupo vai fazer um roteiro na cidade para conhecer os principais equipamentos de saúde.

A enfermeira Fabiane Lima e a psicóloga Luana Colares coordenaram a oficina

A enfermeira Fabiane Lima explica que as oficinas foram planejadas após as experiências com os primeiros estudantes que chegaram a Unilab, estrangeiros e brasileiros, e tiveram necessidade de buscar atendimento na rede pública de saúde local. “Muitos deles nos procuravam com dúvidas sobre onde procurar atendimento em Redenção. A gente os atendia individualmente, mas percebemos a necessidade de repassar essas informações para todos. É importante que todos conheçam o SUS e como ele funciona”, afirma.

As oficinas serão realizadas para todos os estudantes

Na oficina, os estudantes estrangeiros também tiveram a oportunidade de contar como funciona o sistema de saúde de seus países. O grupo, formado por guineenses, citou as diferenças já percebidas entre a saúde em Guiné-Bissau e a saúde no Brasil. A psicóloga Luana Colares explica que o bate-papo também serviu para que os estudantes pudessem apresentar temas relacionados à saúde que lhes interessam e que podem ser objetos de futuras oficinas. “A Divisão de Saúde quer trabalhar com temas que são importantes para os estudantes”, diz.

Nené Inturé e Aminata Mendes já precisaram de atendimento na rede de saúde de Redenção

Nené Inturé faz parte do grupo de estudantes de Guiné-Bissau que chegou ao Ceará no último dia 29 de novembro. Residindo em Redenção, Nené diz que já precisou ir ao posto de saúde da cidade e elogia o atendimento. “Foi muito bom, fui atendida logo. É diferente de Guiné-Bissau onde tem muitas filas nos hospitais e a gente tem que pagar, muitas vezes, por atendimento e pelos remédios”, revela. Nené vai iniciar o Curso de Enfermagem na Unilab em janeiro de 2013, mas já adianta que tem muito interesse em conhecer como funciona o SUS. “Quero saber como as pessoas são tratadas aqui. Tenho muito interesse em saber sobre a saúde das mulheres, desde a puberdade até a gravidez”, diz.

Aminata Mendes, também de Guiné-Bissau, já é aluna da Unilab. Cursa o primeiro trimestre do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas, mas diz que tem interesse em mudar para Enfermagem. Ela diz que é importante conhecer o sistema de saúde pública em Redenção, principalmente para os estrangeiros, por conta das diferenças entre o Brasil e Guiné-Bissau. “Temos que tomar precauções para evitarmos adoecer”, diz.