Reitor Paulo Speller recebe Medalha Mérito Tamandaré

Data de publicação  14/12/2012, 10:43

A Marinha do Brasil comemorou nesta quinta-feira (13) o Dia do Marinheiro, com desfile da guarda de honra. Durante a solenidade, o reitor da Unilab Paulo Speller foi condecorado com a Medalha Mérito Tamandaré, uma das mais expressivas condecorações de paz da Marinha do Brasil e extensiva a civis. A cerimônia foi presidida pelo comandante da Marinha, almirante Julio Soares de Moura Neto, no Quartel dos Fuzileiros Navais, em Brasília.

Secretário-executivo do MEC, José Henrique Paim Rodrigues, e o reitor da Unilab Paulo Speller

Paulo Speller e a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ângela Maria Paiva Cruz, foram os únicos dirigentes de instituições federais de ensino a serem agraciados este ano com a comenda. O secretário-executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim Rodrigues, também figura na lista de agraciados com a medalha este ano.

Na solenidade, foi feita a leitura de mensagem da presidenta Dilma Rousseff, a qual citou a “participação da Marinha na Missão de Estabilização das Nações Unidas no Haiti (Minustah)” e “a nomeação da primeira mulher para o oficialato nas Forças Armadas, a contra-almirante Dalva Maria Carvalho Mendes”.

Depois, foi lida a Ordem do Dia do comandante da Marinha. O texto enalteceu o Marquês de Tamandaré, patrono da Força Naval. Moura Neto também destacou as principais realizações da Marinha em 2012: o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub); o comando na Força-Tarefa Marítima, componente da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM/Unifil), com a Fragata Liberal, sua atual capitânia; e a preparação da Estação Antártica Comandante Ferraz para a construção da nova base a partir do verão de 2013/2014.

No decorrer da cerimônia, cerca de 260 personalidades civis, militares e estrangeiras foram agraciadas com a Medalha Mérito Tamandaré. Também foram condecorados ministros de Estado, senadores, deputados federais, militares e representantes de cargos no governo federal, além de servidores do Ministério da Defesa, integrantes de empresas privadas e instituições militares. Estiveram presentes à cerimônia os comandantes do Exército e da Aeronáutica, general Enzo Martins Peri e brigadeiro Juniti Saito, respectivamente, além do chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, general José Carlos De Nardi.

Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério da Defesa.