Prefeito eleito de Jaguaribara visita Unilab nesta terça (18)

Data de publicação  18/12/2012, 16:56

Francini Guedes, Paulo Speller e Adênia Guimarães

O prefeito eleito do município de Jaguaribara, a 225km de Fortaleza, Francini Guedes, visitou na tarde desta terça-feira (18) o Campus da Liberdade, em Redenção. O futuro chefe do executivo municipal foi recebido pelo reitor da Unilab, Paulo Speller, e pela pró-reitora de Administração, Adênia Guimarães.

A visita faz parte de uma série de encontros que o prefeito eleito está realizando antes mesmo da posse, marcada para o dia 1º de janeiro de 2013. “Estou aqui porque preciso do apoio técnico da Unilab para o município. A universidade pode nos ajudar em vários aspectos, desde a implantação de cursos na cidade como também na assessoria técnica em projetos nas diversas áreas de atuação da academia”, disse Francini.

O reitor Paulo Speller disse que a Unilab acolhe o desejo do prefeito eleito e vai ajudar a nova administração no que for possível. “Temos vários caminhos para trilhar nessas parcerias com os municípios, um deles é através da Educação Aberta e a Distância, com  a oferta de cursos de graduação e pós-graduação”, informou o reitor. Outra área de interesse da Unilab é a da psicultura, já que Jaguaribara é o maior produtor de tilápia em cativeiro do Ceará (1 milhão de quilos/mês).

Já ficou acertada para o próximo mês de janeiro uma visita técnica da Unilab a Jaguaribara. Além do reitor e da pró-reitora de Administração, a comitiva vai ser composta por professores das áreas de Desenvolvimento Rural e Tecnologias e Desenvolvimento Sustentável. “Vamos até lá conhecer melhor o município e os projetos da nova administração para definirmos que parcerias podem ser realizadas entre a universidade e a prefeitura”, finalizou Paulo Speller.

Francini Guedes

Francini Guedes, prefeito eleito de Jaguaribara

O prefeito eleito de Jaguaribara tem 68 anos e é natural de Limoeiro do Norte. É a segunda vez que vai assumir a prefeitura do município. A primeira gestão foi entre os anos de 1983 e 1989. Cumpriu também dois mandatos como deputado estadual. É formado em Economia e tem mestrado em Desenvolvimento Econômico e Administração (UFC e BNB).

Jaguaribara

Jaguaribara, o único município planejado do Ceará

Inaugurada em 25 de setembro de 2001, a cidade de Nova Jaguaribara foi construída numa área de 300 hectares, e se tornou o primeiro município cearense a ser criado com uma estrutura toda planejada. A área onde ficava a antiga sede foi inundada pelo Açude Castanhão. A capacidade de armazenamento é de 6.700.000.000 m³, o que o coloca como o maior açude para múltiplos usos da América Latina. O Governo do Estado investiu R$ 70 milhões no projeto, que contemplou aos moradores da cidade antiga e do distrito de Poço Comprido, que também foi afetado pela construção do reservatório.

Açude Castanhão

A nova sede conta com réplicas da antiga, correspondentes à igreja matriz e a igreja do Poço Comprido. Foram deslocadas aproximadamente 3.600 pessoas da área urbana, além da população rural da área inundada e da área atingida pelas obras civis, o que implicou no deslocamento de cerca de 8.000 pessoas, residentes nos municípios de Jaguaribara, Jaguaretama, Alto Santo e Jaguaribe.