Exibição do documentário “Língua: Vidas em Português” nesta sexta (21)

Data de publicação  19/12/2012, 14:22

Dentro da programação das atividades sociais, esportivas e culturais do recesso, realizada pela Coordenação de Assuntos Estudantis (CAE)/PROGRAD, será apresentado na próxima sexta-feira (21), às 18h30, no Anfiteatro do Campus da Liberdade, o documentário “Língua: Vidas em Português”. A obra do diretor Victor Lopes é uma co-produção do Brasil e Portugal e foi filmada em seis países (Brasil, Moçambique, Índia, Portugal, França e Japão). A exibição é aberta a todos os alunos da Unilab.

O documentário intercala depoimentos de escritores como José Saramago, Mia Couto e João Ubaldo Ribeiro e pessoas comuns para fazer uma reflexão sobre a língua portuguesa. Com duração de 90 minutos, o filme é um mergulho nas muitas histórias da língua portuguesa e na sua permanência entre culturas variadas do mundo. No filme, a lusofonia é, sobretudo, fala, surpreendida do cotidiano de personagens ilustres e anônimos de quatro continentes. Em cada um deles, o português amalgamou deuses, melodias, climas, ritmos. Misturou-se aos alimentos e às paisagens. Foi reinventado centenas de vezes e alimentado por sucessivas de colonizadores, imigrantes e descendentes.

O coordenador do Curso Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas, Américo Souza, que escolheu o documentário para a exibição, explica que o filme deve motivar o debate entre os alunos sobre o universo vivenciado na Unilab. “Nós temos aqui alunos que falam a mesma língua, mas que vêm de países com diferenças de saberes, cultura, aspectos étnicos e até mesmo raciais. Esse filme chama a atenção para a diversidade dos povos que falam português exatamente como vemos aqui na Unilab”, diz.

Exibição do documentário  “Língua: Vidas em Português”

Data: sexta-feira (21/12)

Local. Anfiteatro da Unilab

Veja um trecho do filme: