Servidores da Pró-Reitoria de Planejamento concluem Mestrado

Data de publicação  19/12/2012, 16:48

A equipe de servidores técnico-administrativos da Unilab ganhou três novos mestres. Os servidores Manoel Mariano Siqueira Júnior, Diego Victor Simões de Sousa e Paula Sombra defenderam este mês as dissertações. Os três fazem parte da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan).

Diego Simões, Paula Sombra e Manoel Siqueira defenderam as dissertações este mês

Manoel Mariano Siqueira e Diego Victor Simões trabalham na Coordenação de Tecnologia da Informação (TI) da Unilab e concluíram mestrado em Ciências da Computação na Universidade Federal do Ceará, na Área Sistemas de Informação – Bancos de Dados. Na pós-graduação, Manoel pesquisou o Gerenciamento de Dados em Nuvem. A dissertação de Diego apresentou como tema a Realização de Consultas em Trajetórias Capturadas por Dispositivos de Localização Geográfica, como por exemplo o GPS.

De acordo com os mestres em Ciências da Computação, o conhecimento sobre bancos de dados adquirido nas pesquisas pode ajudá-los no trabalho desempenhado na Unilab. “Durante as pesquisas, nós manuseamos diversos bancos de dados que nos ajudaram a lidar com alguns problemas que nós enfrentamos aqui”, explica Manoel. Diego explica que a experiência no desenvolvimento de protótipos de sistemas também será útil para ser aplicada na área de TI da Unilab.

A arquiteta Paula Lima Sombra concluiu o mestrado em Engenharia Civil, também na UFC. Ela apresentou o trabalho “Diretrizes para o Setor de Serviço a partir da Análise de Habitações Autoconstruídas”. Paula explica que a pós-graduação na Área de Engenharia Civil lhe proporcionou uma visão mais ampla, que será útil no trabalho como Gerente da Divisão de Projetos da Coordenação de Planejamento da Unilab. “O mestrado ampliou o meu olhar para além da arquitetura, o que vai possibilitar o entendimento maior das construções por quais somos responsáveis”, diz.