Observatório da Educação no Maciço de Baturité divulga resultado de pesquisas

Data de publicação  20/12/2012, 11:17

Profa. Sofia Lerche, coordenadora da Cátedra Unesco/Unilab

Os pesquisadores do Observatório da Educação no Maciço de Baturité (Obem) realizaram na manhã desta terça-feira (18) a divulgação dos resultados dos estudos quantitativos e qualitativos relacionados à educação básica dos municípios do Maciço de Baturité. A pesquisa foi realizada em 15 municípios (Acarape, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Caridade, Capistrano, Guaiuba, Guaramiranga, Itapiúna, Mulungu, Ocara, Pacoti e Palmácia). Além de registros fotográficos e análise de documentos públicos, foram colhidas entrevistas com 15 secretários municipais de Educação e 30 dirigentes das escolas, duas de cada cidade (a de maior e a de menor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb).

Paulo Speller, reitor da Unilab

O reitor da Unilab, Paulo Speller, fez a saudação inicial. Ele agradeceu a presença dos participantes e enfatizou que esse projeto busca conhecer a realidade da educação básica do Maciço de Baturité. “Nós vamos gerar oportunidades aos nossos alunos, hoje da Graduação e depois da Pós-Graduação, de participarem desse processo, conhecerem o cenário onde a Universidade está inserida e de criarem as ferramentas para melhorá-lo”, disse o reitor. Paulo Speller destacou ainda que a Unilab já possui dois cursos de licenciatura (Ciências da Natureza e Matemática e Letras – Língua Portuguesa. “Queremos participar efetivamente dessa construção e teremos muito a colaborar”, reafirmou o reitor.

A coordenadora acadêmica da Cátedra Unesco/Unilab e pesquisadora do Obem, Sofia Lerche, salientou a importância das pesquisas realizadas para a região e disse que o estudo já está ganhando notoriedade no Brasil e também no exterior. “Já apresentamos esta pequisa em congressos regionais brasileiros e também em universidades dos Estados Unidos e Espanha”, informou.