Calouros são acolhidos durante abertura do Circuito Sociocultural da Unilab

Data de publicação  02/01/2013, 21:04

Os calouros da 2ª Entrada de 2012 foram recepcionados para o início das atividades letivas na tarde desta quarta-feira (02) durante a abertura de mais um Circuito Sociocultural da Unilab. O evento é promovido pela Pró-Reitoria de Graduação, em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão e Coordenações de Área e de Curso. O atraso do calendário universitário foi motivado pela paralisação dos servidores  docentes e técnico-administrativo, que durou cerca de 100 dias (junho a setembro de 2012).

O evento começou com a composição da mesa, formada pela vice-reitora, Maria Elias Soares; pela pró-reitora de Graduação, Jacqueline Freire; pelo pró-reitor de Relações Institucionais em exercício, Basi´lele Malomalo; pelo Coordenador de Assuntos Estudantis, José Veríssimo; além de coordenadores de cursos e da representante dos discentes no Conselho Superior Pró Tempore (Consup).

Jacqueline Freire, Pró-Reitora de Graduação

Durante a abertura, a pró-reitora de Graduação destacou a emoção de fazer parte dessa momento da Unilab, uma universidade com apenas dois anos de funcionamento, em pleno crescimento e consolidação. “A Unilab é um processo em construção. Somos desafiados diariamente a ultrapassar as dificuldades. A paciência histórica e pedagógica, que Paulo Freire ensinou, nos desafia constantemente. E temos vivido muitas coisas boas até aqui. Nós, da Prograd, temos nos dedicado a fazer o melhor. Quero agradecer a toda a equipe e os servidores dos outros setores”, disse Jacqueline Freire.

Maria Elias Soares, vice-reitora

A vice-reitora, Maria Elias Soares, ressaltou a felicidade de viver esse momento de acolhida dos calouros. “É uma emoção muito grande ver vocês agora nesse anfiteatro lotado, alimentando o sonho de fazer um curso superior, que ainda é privilégio pra poucos no Brasil. Nós estamos aqui para ajudá-los a cumprir essa missão com qualidade e  a buscar o aprendizado que vocês desejam para seguir a carreira profissional escolhida. Espero que vocês sejam felizes nesse percurso. Vou querer encontrá-los na colação de grau”, finalizou Maria Elias.

Profa. Ana Cristina Cunha, coord. do Curso de Letras, entrega kit a calouro

Após os discursos, representantes de cursos e dos países parceiros receberam um kit com bolsa, camisa e garrafa para água. Todos os calouros receberam o kit.

Fábio Cavalcante, calouro de Agronomia

Fábio Cavalcante, calouro do Curso de Agronomia, disse que fez questão de participar do Circuito Sociocultural. Ele falou da alegria de iniciar um curso superior. “Escolhi Agronomia porque moro na fazendo do meu avô e quero continuar o negócio da família. Lá vivemos da pecuária e também quero investir na agricultura”, disse Fábio. O estudante é morador do Distrito de Água Verde, em Guaiuba.

Bernalize Vila Nova, caloura de Engenharia de Energias

Bernalize Vila Nova veio de mais longe. Ela é natural de São Tomé e Príncipe, na África. Com apenas 18 anos, disse que resolveu estudar na Unilab pela facilidade da língua e pelas boas referências que teve dos amigos que já são alunos da universidade. “Eu escolhi o curso de Engenharia de Energias porque adoro matemática e física. Espero me dedicar muito aos estudos e me tornar uma grande profissional”, disse Bernalize.

Fábio Paulino, da PROPPGE

A programação seguiu com uma palestra sobre as atividades da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (PROPPGE): “Unilab em Movimento – Ensino, Pesquisa e Extensão em Debate”. Logo após o jantar, os alunos assistiram a uma peça de teatro, atividade que faz parte da Quarta Cultural Maciço de Arte. E finalizando a programação do dia, os estudantes dos cursos noturnos participaram da palestra “Ensino de Graduação e Assuntos Estudantis em Debate”, com a participação da Coordenação de Assuntos Estudantis (Cae) e representação dos estudantes.

A programação do Circuito Sociocultural prossegue nesta quinta-feira (03). Abaixo, você confere a programação completa:

[gview file=”http://www.unilab.edu.br/wp-content/uploads/2012/12/IV-Circuito-Sociocultural-janeiro-2013-programação.pdf”]

Para ver a galeria de fotos, acesse a fanpage da Unilab no Facebook. Aproveite e curta a página para receber as atualizações.