Professora da Unilab participa da banca da primeira defesa de tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFC

Data de publicação  03/01/2013, 08:36

Será nesta quinta-feira (3), a partir das 9h, a primeira defesa de tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal do Ceará. Orientado pelo Prof. Raimundo Wilane de Figueiredo, o trabalho é intitulado “Estabilidade da polpa de caju com conservantes, pasteurizada e concentrada”, de autoria de Virlane Kelly Lima da Silva, professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A defesa acontecerá na sala de aula da Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos do Departamento de Tecnologia de Alimentos da UFC (Bloco 858 – Campus do Pici).

O estudo trata da estabilidade da polpa de caju com conservantes, pasteurizada e concentrada, congelada durante 12 meses de armazenamento, através de determinações químicas, físico-químicas e microbiológicas. Além disso, foi pesquisada a elaboração de néctar de caju e suco tropical adoçado de caju, e estudada sua estabilidade sensorial durante 360 dias de armazenamento da polpa.

Entre os resultados obtidos, foi verificada a viabilidade do congelamento das polpas de caju com conservantes, pasteurizada e concentrada, uma vez que não ocorrem perdas significativas na qualidade do produto.

Além do Prof. Raimundo de Figueiredo, a banca será formada pelos professores Paulo Henrique Machado de Sousa (UFC), Geraldo Arraes Maia (UFC), Isabella Montenegro Brasil (UFC), Maria Mozarina Bezerra Almeida (UFC), Maria do Socorro Moura Rufino (Unilab) e Afonso Mota Ramos (UFV).

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos forma profissionais qualificados para o exercício das atividades do magistério superior e da pesquisa científica, com o objetivo de gerar conhecimentos que viabilizem tecnologias coerentes com as condições socioeconômicas da região Nordeste. O curso de mestrado foi estabelecido formalmente em 1975, enquanto o de doutorado em 2009, com nível 4 na avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Atualmente, o Programa possui três linhas de pesquisa: Ciência e Tecnologia de Produtos de Origem Animal; Ciência e Tecnologia de Produtos de Origem Microbiana e Enzimática; e Ciência e Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UFC