Comissão tem o primeiro encontro para discutir projeto de Mestrado Interdisciplinar

Data de publicação  16/01/2013, 12:27

Uma comissão formada por doze professores da Unilab se reuniu nesta terça-feira (15) para discutir o projeto de uma Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado) de caráter interdisciplinar. Foi o primeiro encontro do grupo para planejamento das ações que envolvem definição, discussão, elaboração e envio do projeto à Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). A previsão é que até o meio do ano de 2013 a proposta esteja finalizada.

Selma Pantoja e Paulo Speller

O reitor Paulo Speller e a pró-reitora de Relações Institucionais, Selma Pantoja, participaram da reunião e acentuaram o aspecto inovador do projeto de Mestrado, que vai reunir a expertise dos profissionais de todas as áreas de conhecimento da Unilab: Ciências Sociais Aplicadas; Desenvolvimento Rural; Formação Docente; Humanidades e Letras; Saúde Coletiva e Tecnologias e Desenvolvimento Sustentável. “Temos um grande desafio pela frente. Criar uma pós-graduação que atenda às necessidades dos profissionais de nosso campo de atuação, do Maciço de Baturité aos países parceiros da CPLP”, disse o reitor.

Prof. Cássio Rubio explica proposta de Mestrado Interdisciplinar

Segundo o coordenador da comissão, professor Cássio Rubio, da Área de Humanidades e Letras, o projeto de Mestrado Interdisciplinar será no campo do Desenvolvimento, agregando o conhecimento de todas as unidades acadêmicas da Unilab. Durante o processo de elaboração da proposta, o grupo vai contar com a consultoria dos professores Emídio  Cantídio, ex-coordenador da Capes, e da professora Marinêz Marques, da Universidade Federal do Mato Grosso. “Os professores que compõem a comissão também vão trazer suas experiências e contatos de outras universidades para fazer parte desse trabalho. Assim, esperamos elaborar a proposta num prazo bem mais rápido e apresentá-la à Capes ainda em 2013”, afirmou Cássio.

Outras três comissões de pós-graduação já foram formadas para apresentação de propostas de cursos de Mestrado na Unilab.