Lisboa recebe evento preparatório para II Conferência Internacional sobre a Língua Portuguesa no Sistema Mundial

Data de publicação  22/01/2013, 10:59

Portugal vai acolher no segundo semestre de 2013 a II Conferência Internacional sobre a Língua Portuguesa no Sistema Mundial concretizando, assim, uma deliberação do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa reunido em Brasília a 31 de Março de 2010.

Cerca de duas dezenas de organizações da Sociedade Civil manifestaram a intenção de coordenar esforços no intuito de poderem dar a sua contribuição ao evento, tendo, nesse sentido, designado uma Comissão coordenada pelo OLP – Observatório da Língua Portuguesa e integrada, igualmente, pela Academia das Ciências de Lisboa, a APEDI – Associação de Professores para a Educação Intercultural, o Ciberdúvidas da Língua Portuguesa e a Priberam, a quem incumbiram de estabelecer os requisitos necessários a tal participação.

A Conferência “A Sociedade Civil no Plano de Ação de Brasília” responde, assim, ao intuito de sensibilizar e mobilizar a Sociedade Civil para o papel que lhe cabe na promoção, difusão e projeção da Língua Portuguesa. O encontro será realizado no dia 31 de janeiro no Centro de Ciências de Lisboa.

Propõe-se evidenciar o sentir da Sociedade Civil acerca do ensino, da presença nas Organizações Internacionais e da difusão pública da Língua Portuguesa, tanto na perspetiva de balanço da implementação já alcançada do Plano de Ação de Brasília, como de enunciação de novas e relevantes medidas para o futuro.

Para se inscrever e conferir a programação completa da Conferência “A Sociedade Civil no Plano de Ação de Brasília”, clique AQUI.

Fonte: Observatório da Língua Portuguesa