Unilab cria GT das Licenciaturas
A Unilab criou um espaço de diálogo entre as diferentes áreas de ensino que possuem cursos de licenciaturas, a Cátedra Unesco, a Coordenação de Educação Aberta e a Distância (Cead) e a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). A proposta do Grupo de Trabalho (GT) das Licenciaturas é criar uma política institucional de formação de educadores que transversalize as áreas que abrigam as licenciaturas, com vistas à implantação de um Fórum de Licenciaturas e como forma de fortalecer o campo de formação de professores na Unilab. A criação do GT foi uma iniciativa da Prograd.
O GT das Licenciaturas é composto pelos(as) professores(as) Jacqueline Freire (representante da Prograd), Monalisa Valente Ferreira (coordenadora da Área de Humanidades e Letras), Ana Cristina Cunha da Silva (coordenadora do Curso de Letras), Robério Américo do Carmo Souza (coordenador do Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas), Aristeu Pontes (coordenador da Área de Formação Docente), José Berto Neto (coordenador do Curso de Ciências da Natureza e Matemática), Marília de Franceschi Neto Domingos (representante da Cead) e Sofia Lerche (Coordenadora acadêmica da Cátedra Unesco da Unilab). O GT é presidido pela professora Jacqueline Freire.
O grupo já realizou duas reuniões de trabalho: nos dias 10 e 24 de janeiro. São pautas de discussão coletiva os seguintes pontos: base comum curricular aos cursos de licenciaturas na perspectiva de uma política de identidade da formação de educadores na Unilab, a ser incorporada nos PCCs; articulação dos cursos de licenciatura com a Cátedra Unesco/Unilab “Educação e Inovação para a Cooperação Solidária”; Plano Nacional de Formação de Professores para a Educação Básica (Parfor); planejamento integrado de programas de agências de fomento e institucionais: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI); Programa Novos Talentos/Capes; licenciaturas interdisciplinares; segunda licenciatura; Educação a Distância (EAD); e expansão das licenciaturas.