Professores discutem implantação do primeiro mestrado da Unilab com ex-diretor da Capes

Data de publicação  07/02/2013, 15:47

Reunião de trabalho para implantação  do primeiro projeto de Pós-Graduação Stricto Sensu da Unilab

O trabalho de formulação do primeiro projeto de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado) da Unilab está chegando a sua fase final. Durante toda esta quinta-feira (07), os professores da Unilab que integram a comissão de implantação do mestrado se reuniram com o ex-diretor de Programas e Bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior (Capes), Emídio Cantídio de Oliveira Filho, formatando a proposta final do projeto que será enviada em abril para avaliação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Professor Emídio Cantídio e o reitor Paulo Speller

Logo pela manhã, a reunião com Emídio Cantídio de Oliveira Filho teve as presenças do reitor Paulo Speller; da coordenadora acadêmica da Cátedra Unesco/Unilab, Sofia Lerche; da coordenadora de Pesquisa e Pós-Graduação/PROPPGE, Socorro Rufino; do coordenador da comissão de implantação da Pós-Graduação Stricto Sensu/Unilab, Cássio Rubio, e de outros pesquisadores. Durante o processo de elaboração da projeto de mestrado, além da consultoria do professor Emídio Cantídio, a Unilab tem contado com o apoio da professora Marinêz Marques, da Universidade Federal do Mato Grosso.

Professor Emídio Cantídio

O professor Emídio Cantídio explica que uma das fases do trabalho da comissão de implantação foi identificar e agregar o conjunto de doutores da Unilab em áreas comuns de pesquisa. “A comissão teve primeiro que identificar os professores com melhor produção acadêmica, experiência em outros projetos de pós-graduação, orientações para então se poder formular o projeto que será enviado à Capes”, diz. Segundo Emídio, o projeto de mestrado interdisciplinar da Unilab deve se identificar com a missão da Unilab de colaboração internacional e com estudos que visem a melhoria do desenvolvimento local.

Socorro Rufino, coordenadora de Pesquisa e Pós-Graduação/PROPPGE

A coordenadora de Pesquisa e Pós-Graduação/PROPPGE, Socorro Rufino, destaca que a implantação do primeiro projeto de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado) da Unilab será um marco diante do pouco tempo de funcionamento da Universidade. “Estamos delineando um projeto de mestrado multidisciplinar que atenda todas as áreas da Universidade”, explica. Ela explica que após as orientações do professor Emídio Cantídio, o próximo passo da comissão de implantação será consolidar o projeto que será enviado à Capes.